Tenho cada vez menos vontade de opinar, sobre qualquer coisa. Futebol, sexo, cinema, economia, a cor das cortinas... qualquer coisa. Minha opinião se tornou algo completamente desinteressante, inclusive para mim. Todo mundo tem opinião sobre tudo, eu não quero ter opinião sobre nada. Não participo de redes sociais, não interajo com desconhecidos no elevador, não acompanho reality shows, séries ou novelas da TV. Não conheço as coreografias do momento, as tendências e as gírias da estação. Não conheço nada. Importa-me saber se poderá chover, se os combustíveis subiram, se outro ministro caiu, mas não me interessa opinar.
Não sinto que estou ficando para trás, pelo contrário. Na verdade, a pista parece sempre livre.
Não me confundam com nenhum adepto de alguma seita raulseixista, alardeando que prefere ser uma metamorfose ambulante (por enquanto, prefiro apenas hibernar no meu escafandro).
Não acho, não tenho certeza, não gosto, não detesto, não vi, não conheço (tenho inveja de quem sabe), na melhor das hipóteses eu não sei. “Não sei” é o meu mantra, minha melhor opinião sobre a vida, esse mistério que prescinde de explicações. O resto é silêncio.
P.S.: Rita, ainda não estou convencido de que não ter opinião seja uma opinião;
P.S.2: Tenho recaídas quando o assunto é necrofilia.
Não sinto que estou ficando para trás, pelo contrário. Na verdade, a pista parece sempre livre.
Não me confundam com nenhum adepto de alguma seita raulseixista, alardeando que prefere ser uma metamorfose ambulante (por enquanto, prefiro apenas hibernar no meu escafandro).
Não acho, não tenho certeza, não gosto, não detesto, não vi, não conheço (tenho inveja de quem sabe), na melhor das hipóteses eu não sei. “Não sei” é o meu mantra, minha melhor opinião sobre a vida, esse mistério que prescinde de explicações. O resto é silêncio.
P.S.: Rita, ainda não estou convencido de que não ter opinião seja uma opinião;
P.S.2: Tenho recaídas quando o assunto é necrofilia.
Eu prefiro não opinar sobre o seu texto, e tampouco, sobre o seu p.s.2
ResponderExcluir;)
não...acho que não ter opiniao tambem não seja uma opiniao(claro se vce também não planejar sempre não ter opiniao,confuso neh?)não ter opiniao sobre as coisas é uma ação sensata de saber que é possivel mudar uma ideia,pois quando não se existe conceito,não defende-se teorias.bjks
ResponderExcluirLembrei de Clarice (Lispector), quando diz algo como "aquilo que não sei é a minha melhor parte"...Às vezes penso assim. Mas há as outras partes, e saber, achar que sabe, pensar que sabe também é uma estrada que ensina muito do caminhar. Já pensei um dia que não estar e não saber fosse o melhor caminho. Hoje acho que o melhor caminho será sempre aquele que escolherei depois de ter conhecido muitos e de adentrar portas que vinha ignorando. Mas...o que digo? Cada um é cada um, todos estão certos.Beijos
ResponderExcluirBela imagem, segundo a Bíblia o mar é o mundo, com suas profundas agonias. Este homem saiu do mundo com sua roupa de profundidade e respira seguro.
ResponderExcluirNo mundo em que vivemos creio que vc fez a escolha certa.
Abraço
Idem....
ResponderExcluirHoje nada mais sei.
Desei!
[contem 1 beijo]
Não Herculano,
ResponderExcluirnem pense.
Vc consegue extrair o inusitado do cotidiano, sempre de uma maneira irreverente e reflexiva, como poucos conseguem.
Espero que seja apenas uma fase.
Essa falta do achar e do opinar é justamente a personificação da vida, nada nunca será completamente certo, então de certa forma talvez você só esteja cansado da relatividade.
ResponderExcluirE bem, o fato de você estar convencido de algo - no P.S. - é paradoxal a todo o resto escrito, e foi isso que fez o seu texto maravilhosamente humano.
E na minha percepção, decidir não ter opinião é o jeito mais radical de dizer que se está cheio delas, mas se cansou de expressá-las.
- E normalmente eu não costumo opinar tanto em comentários, mas o seu texto meio que surtiu o efeito contrário em mim.
Gostei do teu Post, Herculano!
ResponderExcluirQuanto a mim, prefiro ficar com o que você classificou como "Resto... O Silêncio", pois algo me intui ser o espaço onde mora a verdade!!!
Depois de ler esse texto, vejo o quanto um escafandro pode facilitar (em muito)a vida.
ResponderExcluirO complicado é que ainda me importo com (algumas) opiniões.
Nossa, o que acontece ?
ResponderExcluirPrecisamos mover o mundo, necessitamos de suas escolhas e opiniões.
Beijo, rs.
http://apoetaesuasletras.blogspot.com/
Meio que ando como você. Cheia de opinar em tudo o que está acontecendo, sendo que as pessoas sequer procuram saber antes de sair vomitando críticas à todos e ainda por cima não aceitam seus argumentos. Preguiça do mundo. Mas continuo a favor da informação. E, mais ainda, de saber usar suas palavras.
ResponderExcluirnossa!! não ter uma opinião ou não dar é meio sinistro!! rsrsr.. sem comentarios a mais no momento meu karo... rs
ResponderExcluirhum, mas não deixe de dizer o que precisa.
ResponderExcluirEu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada ♫ . E eu sigo dizendo NÃO SEI.
ResponderExcluirPutz! É isso cara! Estou contigo nessa. Todos sempre tem algo a dizer, sorte nem aparecer nas redes sociais pq lá o povo adora opinar, sentar a lenha. Apontar o dedo.
ResponderExcluirUma coisa meio ódio ressentido. Eu mesmo nem sei. Tá ai, você explicou melhor do que eu.
Que nada... é só um desânimo passageiro... suas opinião são sensatas, necessárias...
ResponderExcluirO Falcão Maltês
ando ouvindo léguas e pretéritos,
ResponderExcluirabraço
Pois, e tenho a sensação que hoje em dia quem diz que não tem opinião sobre algo, é meio menosprezado... Eu também sou assim. Sou recatada, escrevo porque na maior parte do meu tempo apenas observo. Não sei. Nada sei sobre este mundo, sobre as coisas, sobre os momentos. Sinto. Mas e tudo tão intraduzível, tudo tão individualmente interpretado. Não possuimos a verdade. Nem precisamos ter opinião. Precisamos sentir-nos bem na nossa pele, seja opinando, seja apenas observando em silêncio. Opto pela segunda, sem dúvida.
ResponderExcluirBeijo...
eu sempre me sei raso, muito raso...
ResponderExcluirGosto muito desse não sei...
ResponderExcluirUpsss... já lá foi uma opinião!!
O seu Estado de Espírito pode dizer muito sobre a sua evolução espiritual.
ResponderExcluirTambém deixei de opinar. Ninguém ouve, a não ser que realmente queira ouvir. Cansei de tentar mudar a cabeça das pessoas. E quando opinamos é porque queremos fazer valer nossa opinião e mudar a do outro.
Cansei também.
Você não está só.
Daniel
Engraçado como tenho sentido o mesmo!! Parece q tudo já foi dito! Ja foi analisado...Qualquer coisa que eu vá dizer se perderia em tantas outras ideias raulseixista!
ResponderExcluir^^
http://www.luismacedo.com/
"O Escafandro e A Borboleta"... Taí uma obra em 2 partes (livro e filme) belíssima...
ResponderExcluirAcho isso impossível: autocensura,autoboicote, auto-imposição desnecessária e raivosa... Mas "a vida a sua: estrague-a como quiser", já diria o sábio!
Meu abraço!
também não sei.
ResponderExcluirprefiro falar sobre borboletas.
Ah, a verdade é que "opiniões" até que são interessantes, sob o ponto de vista de saber o que os outros pensam sobre isso ou aquilo, mas isso não é tão importante assim, e nem fundamental pra nada...somente uma das muitas formas de interagir uns com outros, como estou fazendo nesse instante, o que também, não é importante e nem significativo ...
ResponderExcluirSe eu disser que adorei esse blog, e as postagens do dono, também será apenas mais uma opinião...rssssss
Bjossss poeta!
Não ter opinião sobre tudo é esta-se aberto sempre..
ResponderExcluirSorte!
=**
Estou na mesma fase, entendo bem!
ResponderExcluirGrande abraço e sucesso!
Fiquei pensando se o silêncio também não é uma forma de dizer as coisas...
ResponderExcluirFê
http://algumasobservacoes.blogspot.com/
http://www.escritoshumanos.blogspot.com/
http://www.nossocdl.blogspot.com/
Atualmente estou com preguiça de opinar... Estou em busca de um escafandro...
ResponderExcluirTodo mundo quer dar opinião em alguma coisa, mesmo falando abobrinhas, apenas querem ser ouvidas.
ResponderExcluirFalam o que acham do seu cabelo, da sua roupa, sem nem ao menos você perguntar.
Também estou cansada de opiniões, até porque hoje em dia a maioria dos argumentos são vagos, e sua única intenção é dar um ar de intelectual a quem fala.
http://bruna-morgan.blogspot.com
estranho ler isso neste exato momento... tenho me sentido assim ultimamente. e muito, muito cansada com toda e qualquer opinião que todos, TO-DOS acham que precisam dar a todos os instantes, sobre tudo. perdi as contas de quantas vezes iniciei textos dando a minha opinião e desisti no meio do caminho, pensando comigo mesma "ah, deixa pra lá!". q diferença faz, afinal? talvez, faça só pra mim, limpar a área de tantos pensamentos desnecessários e desimportantes, de tantas discussões bestas, tantos assuntos babacas... "não sei", pra mim, atualmente, é a única resposta viável. e talvez a mais sensata.
ResponderExcluirbeijos, querido.
Seu blog é muito bom. Gostei mesmo!
ResponderExcluirVoltarei sempre.
Um grande abraço.
Eduardo
http://eduardobarbossa.blogspot.com/
Sabe o que eu acho? Estou com você.
ResponderExcluirMelhor não dizer nada. No seu silêcio você disse tudo.
Sempre acho que quando digo alguma coisa eu não disse nada. Fazer haicai então? Já deixou de ser mantra. Já ficou na mente. Vazio é meditação.
Adorei seu texto.
Bjs
"Se tiver algo mais profundo que o silêncio para dizer, então diga." Sófocles
ResponderExcluirDe um modo ou de outro a gente acaba sabendo de quase tudo, às vezes o silêncio… Não sei!… Melhor não dizer nada – pelo menos, agora…
ResponderExcluir