segunda-feira, 2 de maio de 2011

NÃO SEI

        Vira e mexe aparece alguém no meu caminho dizendo que sabe tudo, sabe de tudo, sabe sobre tudo (principalmente, concordâncias). Sabe desde variação cambial,  ciclo das marés, obscuridades do rock europeu, o que vai passar na TV hoje à noite, passando pelo melhor lugar para comer em POA ou beber em BH.
         Não simpatizo com quem diz saber tudo, me incomoda essa pose - saber tudo, para mim, é nada saber -, lembra informação de almanaque: rasa e desnecessária.
         Simpatizo com quem tá por fora, quem não finge que conhece nem faz questão de conhecer, quem é ignorante em algum assunto, em vários assuntos.
        Simpatizo com quem sabe muito sobre determinado tema, admiro essa fidelidade. Gosto de ligar para o Duda, por exemplo, e perguntar algo sobre a Geração Beat, acho mais bacana que pesquisar no Google – pesquisar no Google é chato pra cacete.
        Quem sabe tudo já viu todos os filmes, já leu todos os livros. Quem acha que não sabe ainda tem muitos filmes para ver e muitos livros para ler.
        Quem sabe tudo nunca tem dúvidas, nunca erra, nunca desconfia, nunca pede informação, nunca se perde. Quem pensa que sabe tudo é autossuficiente, se sente melhor que qualquer outra pessoa. Tem um troço mais chato? A incerteza é tão fascinante, tão humana. Se enganar, voltar atrás, trocar os pés pelas mãos, pegar a estrada errada para o litoral, assinalar a alternativa errada na prova, se apaixonar pela pessoa errada. Qual o problema?
        Quem acredita que sabe tudo não se permite, se tranca no seu mundo. Quem acha que não sabe nada, ou acha não saber tudo que deveria, tem o mundo inteiro pela frente. Verdade? Não sei.

65 comentários:

  1. Saber de tudo é tão chato. Bom mesmo é ser bobo, como já dizia Clarice. O mundo é deles!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje você me lembrou o poema de Drumond. É bom ser Gauche na vida. Porque ninguém é perfeito e ninguém sabe tudo.

    ResponderExcluir
  3. Que acha que sabe tudo é pedante, implicante e não dá espaço para que o outro possa expressar suas idéias. Se não por espaço, quiça porque tem medo de falar alguma coisa e ser rechaçado.
    Ninguém é tão sábio, a ponto de deter todo conhecimento, e nem tão tolo que não saiba um pouquinho de alguma coisa... Nem que seja concordância verbal ou nominal rsrsrs
    Bom texto. Gostei

    ResponderExcluir
  4. Compartilho da sua frustração o mundo está cheio de pessoas como essas, prepotentes, do tipo "não li e não gostei". Aff!
    É nessas horas que aquela velha máxima de Sócrates deveria aparecer:
    "Só sei que nada sei".
    =)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que esse texto me deixou mais leve...Eu acho...Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. O mundo anda cheio de viscondes de sabugosa, quero sempre ter algo novo a descobrir e me perder.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Parabéns pelo texto, e conheço pessoas assim, e realmente é muito difícil torná-las pessoas admiráveis, pelo fato de nunca termos novidades a contar, porque afinal, já sabem tudo.
    E saber de tudo além de impossível, é uma farsa que é criada dentro de sí mesmo, devido às infinitas informações que nos é oferecida diariamente.
    Parabéns, um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Por aqui, estou rodeada de gente que não sabe de nada. Ainda bem :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  9. Viscondes de Sabugosa sempre existirão!!! Ótimo post!

    www.robertavladya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Quem tudo sabe perde oportunidades de arejar as ideias.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderExcluir
  11. pros sabe-tudo só resta uma coisa: o dedo médio em riste!
    essa gente cansa hein...

    ResponderExcluir
  12. Socrático, (ihh, desculpe!). E sensacional a escolha da ilustração!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Como discordar de você?
    Não raro, esses gênios estão infiltrados no próprio ambiente profissional, e se tem de suportá-los mesmo ali até em assuntos aleatórios...
    Abç.

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe tudo tem péssima escuta, não ouve (já sabe tudo..)...Verdade, quem acha que sabe tudo é muito chato. E o pior é que muitas vezes nem sabe do óbvio, né não?
    Beijos,

    ResponderExcluir
  15. Lembra a adolescência? Nela a gente achava que sabia tudo, que podia tudo, e que ninguém nos entendia. É que a adolescência agora não tem mais fim.

    ResponderExcluir
  16. Seu blog é muito bom por isso vim até o seu espaço e gostei muito do que li por aqui. Tenho um blog Tb gosto d++ de poemas. E estou te seguindo se VC puder da uma passada La no meu blog. VAI SER UM PRAZER SE PUDER ME SEGUIR...Bejs . Déia.........
    Esse é o link do meu blog
    http://wwwdeiablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. a dúvida é o princípio de tudo!

    já dizia um grande filósofo

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Herculano,
    O Poema Em Linha Reta do Pessoa faz eco aqui, eu acho...
    Teus Inéditos (Tamburello fez 17 anos domingo) são um achado, aí eu acho que tenho certeza...

    Abraço incerto,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  19. Também não sei...e por isso sigo tentando acertar e aprender e mudar.Porque o que achava que sabia nem era a verdade...

    ResponderExcluir
  20. Saber tudo deve ser tão chato e enfadonho quanto ler O Código Da Vinci mais de uma vez.

    ResponderExcluir
  21. "Quem acredita que sabe tudo não se permite, se tranca no seu mundo.."

    Você disse tudo nessa frase.. Bju!

    ResponderExcluir
  22. Hola amigo,regreso ligero de equipaje a tu bella casa,gracias por tus letras, aquí me quedo, pasa buena tarde, besos sinuosos...

    ResponderExcluir
  23. Sabe que eu também não sei! Mas concordo!

    parabéns pelo texto e pelo blog

    ResponderExcluir
  24. como disse F. Pessoa "se tem a verdade, guardem-na",


    abraço

    ResponderExcluir
  25. Meu caro amigo, tudo é tão impermanente,que o que era não é mais e o que sabia, não sabe mais... Há muito que deixei de me enganar,em pensar que sabia. Como sempre uma abordagem sincera! Abração.

    ResponderExcluir
  26. É tão mais legal não saber nada!
    Nos estimula a buscar sempre mais!

    ResponderExcluir
  27. Ta ai um cara (Herculano) que não sabe nada, mas mesmo assim ainda sabe muito. São desses que eu gosto.

    Abraços Imundos!

    ResponderExcluir
  28. Quem pensa que sabe tudo não sabe ser humilde e é chato pra kcete,rs
    Super beijus

    ResponderExcluir
  29. tô na busca do saber, espero que dê tempo! - rs

    abs

    ResponderExcluir
  30. Gente que acha que sabe tudo não deixa nem fluir uma conversa. Se o outro começa a falar ele já atalha e diz "não, isso é XXX" e pronto, acabou-se a conversa, a possibilidade de questionar, de alongar um raciocínio.

    =*

    ResponderExcluir
  31. es un placer visitarte y dejarte un abrazo
    Marina

    ResponderExcluir
  32. O "sabichão" é a uma pessoa triste e frustrada que usa sua pesonalidade esnobe para esconder sua fraqueza. O bom da vida é aprender e é claro, errar bastante, como um menino livre e feliz. Abç!

    ResponderExcluir
  33. Hahaha mto bom, mas olha, dizer q pesquisar no google é chato feriu meus feelings! sauhauhsuhshua sou meio viciada naquilo!!
    mas tenho minhas fontes sábias tbm, cada pessoa tem uma cois apra ensinar, e os sabe-tudos, não sabem dividir, só saber exibir!

    ResponderExcluir
  34. Que delícia de texto. Mas eu to por fora disso tudo! rsrs
    Adorei!

    ResponderExcluir
  35. Olá Herculano, que tudo esteja bem contigo!
    Muito boa esta sua crônica! E gostei desta imagem do Sabugosa, é perfeita pra representar esta espécie de seres que juram que sabem tudo!
    Sou solidário com seu ponto de vista, e também prefiro ser o imprevisível, que erra e não se envergonha de reconhecer que errou, e que recomeça sempre que não consegue, tantas vezes seja necessário, pois creio que assim é viver. Ou seja, gosto de ser normal, ou não sou!
    Parabéns pelo belo espaço, e por agora desejo a você e todos ao redor muitas felicidades, grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  36. VERDADE!
    Simplesmente adorei... muito bom.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Eu não sei de nada, só sei que você é ótimo! rs...


    Um abraço Herculano!

    ResponderExcluir
  38. Sabedoria na medida exata... conhecimento daquilo que está ao seu alcance!

    Humildade acima de tudo.

    Concordo com você, apenas tiraria do último parágrafo o "quam acha que não sabe nada", seria o oposto extremo do quem acha que sabe tudo, não acha?!

    ps: levei o manicômio como elogio! hahaha

    ResponderExcluir
  39. gosto de saber um pouco de cada coisa que julgo agregar a minha vida e muito do que amo, da minha razão de estar viva. de resto, não sei se seria tão emocionante assim acordar e não ter perspectiva de nenhuma novidade ou surpresa, uma vez q já se sabe de tudo... adoro a perspectiva de que existe um mundo de livros a serem lidos e filmes a serem assistidos e tenho muitos anos pela frente pra me deliciar com tudo isso!
    beijos, k.

    ResponderExcluir
  40. Gente que sabe tudo lembra os restaurantes que servem comida baiana, massas, japonesa, rodízio de churrasco e fazem comida orgânica porque tá na moda. Perco o apetite.

    ResponderExcluir
  41. O não saber é um primeiro passo ao conhecer. O estado pleno e eterno de aprendizado depende do não saber e da consciência de que talvez nunca se saiba tudo, nem nada. Acho que o segredo está na PERCEPÇÃO do mundo, do que está a nossa volta.

    ResponderExcluir
  42. Gostei demais deste post e do blog inteiro. Concordo contigo, aliás, onde é que eu assino, mesmo? rsrs... Conheço uma garota assim, putz! Ela às vezes me enche! Abração procê! Ah! Faça uma visita ao meu blog, o Meio Desligado. Você será muito bem vindo lá!

    ResponderExcluir
  43. Não simpatizo com quem diz saber tudo, me incomoda essa pose - saber tudo, para mim, é nada saber -, lembra informação de almanaque: rasa e desnecessária.

    Concordo, nessa parte somos comum (:

    ResponderExcluir
  44. Se alguém já soubesse tudo, já conhecesse tudo, o que mais faria na vida? Criar??
    Como não posso crer em sua existência, também não poderia
    admitir sua capacidade para inovar.

    ResponderExcluir
  45. Como diz o grande filósofo Sócrates: "só sei que nada sei."

    Gostei do Blog

    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Isso mesmo, Herculano!
    E o Pedro bem lembrou de Pessoa lá em cima:"Arre, estou farto de semideuses!
    Onde é que há gente no mundo?"

    O conhecimento, assim como a maioria das coisas boas da vida, só é bom se rende o encontro com o outro, uma boa conversa, provocações e discussões onde se erra e se acerta junto.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  47. Adorei seu blog e to seguindo!!!

    Segue tbm?

    Comente e visite? http://teen-age-dream.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Ei, que texto bótemo!

    Em um mundo onde as barreiras estão ficando cada vez menores, tem uma que é difícil de romper: a do orgulho. A partir do orgulho, temos o julgamento, os pré- conceitos, e tudo que não nos leva pra frente. Vejo que, mesmo com o mundo de informações à nossa disposição, não conseguimos superar a intolerância e temos situações como essas, onde uma pessoa acha que a sua verdade é a única e de fato, verdadeira.
    Cada pessoa tem sua verdade, o que não significa que a do próximo não seja.

    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  49. Gostei do blog *.*

    _Vou seguir-te :)

    ResponderExcluir
  50. Não suporto pessoas que, não importa o assunto que você vai dizer, ela te corta dizendo - é, eu sei.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  51. é tão bom ter duvidas e não saber das coisas...
    Beijos

    ResponderExcluir
  52. Como diria Sócrates, Sei só sei que nada sei!!

    Concordo contigo, detesto pessoas que acham que sabem de tudo, vivem em um mundo limitado, acham que tudo gira em torno deles... tenho pena, não sabem o tão infinito é o mundo das incertezas, do aprender, do errar, do descobrir...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  53. Pessoas que consideram-se muito sabidas são realmente insuportaveis, na maioria das vezes. Chega ser engraçado quando algo dá errado com elas, e elas percebem que não eram tão sábias assim, mas não admitem.

    ResponderExcluir
  54. smpre é bom aprender!

    abraço das conchinhas

    www.conchasbelas.blogspot.com

    Priscila Lima.

    ResponderExcluir
  55. Caramba!

    Dos textos teus que já li esse, sem dúvida é o melhor!

    Muito obrigada!
    Adorei!

    Beijo H!

    ResponderExcluir
  56. Pois não, às vezes estamos a procurar uma pessoa e não percebemos que essa pessoa está mesmo ao nosso lado :)

    ResponderExcluir
  57. "Quem acha que não sabe nada, ou acha não saber tudo que deveria, tem o mundo inteiro pela frente."

    Estranho/curioso: vou agora escrever sobre isso mesmo: o tempo que me falta para tudo...

    ResponderExcluir
  58. Realmente...tem gente muito arrogante e pretensiosa!
    Tem gente que só porque domina alguns assuntos pensa que sabe tudo...na verdade a única coisa real que a pessoa não pensa é que ela é uma baita escrota!kkkk!

    Ninguém sabe tudo...cada dia é um aprendizado e sempre podemos acrescentar algo!

    bjs e paz!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  59. Só sei realmente que nada sei!!

    Como disseram em um dos comentarios, minha alma está mais leve agoraa!

    ResponderExcluir
  60. Quem sabe de tudo vive com medo de tudo e nunca se permite errar.Não errando acaba não aprendendo que pra ser feliz é preciso se "abestalhar".

    ResponderExcluir
  61. Tenho o mundo inteiro pela minha frente, então... Ri-me de um amigo, noutro dia (bem a propósito), que disse que, numa roda de de amigos, jamais admite que desconhece um assunto: este é o da pior estirpe! Não sabe e ainda finge saber, que tal?!

    ResponderExcluir
  62. eu pensei que sabia de tudo, que entendia de tudo, mas não sei de voce, e no mundo de sonhos eu andava e so acreditava em mim e em voce, mas agora eu sei quem sabe menos das coisas,sabe muito mais do que eu;;; roberto carlos disse tudo ai

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails