O soteropolitano, e quem visitou Salvador recentemente, sabe que a capital baiana está abandonada, diferente da sua alegria folclórica no colorido do cartão-postal.
Vivendo no centro dessa cidade há oito anos, não muito distante do que será a “nova Fonte Nova”, sequer me proponho imaginar como esse lugar sediará os jogos da Copa do Mundo de Futebol (nem todos os tapetes do planeta seriam suficientes para esconder tanta sujeira, nem toda maquiagem conseguiria disfarçar tanto descaso).
Ao caminhar por suas históricas ruas, suas ladeiras, desviando-me habilmente dos vendedores ambulantes que ocupam todos os espaços, não tive a mesma habilidade para escapar dos buracos na calçada, que já fazem parte da paisagem, e, inevitavelmente, meu pé esquerdo sucumbiu pateticamente no meio da via, promovendo uma virada forçada do tornozelo. Resultado: os ligamentos rompidos e condenado a ficar “preso” dentro de casa, minha prisão sem grades, sabe-se lá por quantos dias, deslocando-me com o auxílio de muletas, com os movimentos reduzidos que transformam o simples em complexo, o corriqueiro em estafante, e digladiando contra o tédio (entre tantos insucessos, a angústia que senti ao utilizar uma cadeira de rodas no hospital foi uma das piores desta minha parca existência).
Mas que Salvador acolha em 2012 um novo governante, que não se afogue no pouco caso e nas promessas demagógicas.
acho que é hora de estar em seu próprio centro e ser uma nova cidade...
ResponderExcluirA presidente Dilma,
ResponderExcluirque esteve em Salvador para as comemorações do dia da consciencia negra, não deve ter sido apresentada a tanto descaso. Salvador é um caos.
Seu incidente é apenas uma gota em um oceano de abandono, mas consegue ilustrar a situação da cidade.
Melhoras!!!
Antes de mais nada desejo o pronto restabelecimento da saúde de seu pé!
ResponderExcluirEu amo Salvador, tanto quanto amo o Rio de Janeiro, fui duas vezes em cada dessas cidades, eram ainda lindas e maravilhosas, mas que pena, parece que os governantes desse País estão de acordo quando se trata de desleixar aos tratos das cidades!
São Paulo , minha linda cidade natal, está as mínguas faz tempo!
Que pena não é mesmo?
Abraços amigo, boa recuperação!
Ivone
Em Janeiro vou visita-la, talvez tomarei um pouco da tua dor. Espero que meu pé permaneça intacto, haha.
ResponderExcluirBeijo e melhoras;
Meu caro, "Triste Bahia, oh quão dessemelhante..." Melhoras. Abraço.
ResponderExcluirHerculano, a estimativa é que muitos pés (direitos e esquerdos) sejam "danificados". Já cabe criar uma espécie de calçado próprio para andar em Salvador, porque um dia desses será espantoso encontrar calçada nesta cidade. São buracos contínuos. Mas é preciso que façamos algo, esse sentimento de impotência me angustia. Às vezes, sem saber o que fazer, escrevo para os espaços de leitores dos jornais. Outro dia dei o título a uma dessas mensagens: "Salvador é uma coidade que fede"... usando comoreferência a Estação da Lapa, um horror, nem bicho aguenta ficar ali por muito tempo, imagina gente. Somos muito passivos. Salvador não tem condições de sediar coisa nenhuma. Esse prefeito que ainda está aí conseguiu a proeza de deixar a cidade em estado lastimável!
ResponderExcluirEu desejo que você se recupere logo. E desejo que a gente aprenda a gritar, a cobrar, a sair dessa passividade!
Beijos
Também me pergunto a mesma coisa..moro numa cidade que também será sede...E não vejo mudanças. o governo nem começou a se mexer...é algo preocupante...
ResponderExcluirHerculano,
ResponderExcluirtenho a felicidade de morar na orla, onde a situação é "menos pior", porque sempre mandam uns maquiadores para fazerem a manutenção.
Faz tempo que eu não vou ao centro, porque é impraticável andar por suas calçadas. Fico fascinada com as mulheres que caminham naturalmente com altíssimos saltos. Grandes equilibristas.
muitos beijos e melhoras
Ainda bem que tu machucastes apenas o pé esquerdo e logo ficara bom, nao é o que podemos dizer destes politicos que ha muito tempo são considerados deficientes por terem braços curtos, e quem sai perdendo somos nós pobres mortais de braços longos a serviço da sobrevivencia tentando alcançar novos rumos que nos levem a nossa decencia...Bjin...falei e pronto!
ResponderExcluirAmei o texto. Concordo em número, gênero e grau. Odeio Jacques Vagner e João Henrique ¬¬ Vieram para destruí a Bahia ¬¬
ResponderExcluirOutra coisa, tu tem que processar, demora para caramba, mas vale a pena ^^
Herculano!
ResponderExcluirMelhoras, poeta! Precisamos de você!
Aproveite para escrever etc etc...
Juro que pensei tratar-se do filme MEU PÉ ESQUERDO!
Aguardando notícias...
Beijos
Mirze
Lamento pelo acidente, Herculano.
ResponderExcluirNo final de 2009 virei o pé ao descer uma escada e fiquei três meses de molho. Não gosto nem de lembrar.
Que a tua recuperação seja mais rápida do que a minha.
Um beijinho pra sarar logo.
=*
Quero distância dessa cidade, man.
ResponderExcluirque conhecidencia encontrar seu blog, e morarmos na msm cidade.
ResponderExcluirmuito lindo aqi, muito fato tudo acima.
beijows
Nossa...desejo melhoras pra ti. Que chato isso heim!
ResponderExcluirNão conheço Salvador, mas o descaso com o que realmente é importante os governantes fazerem num país não é, infelizmente, novidade nenhuma.
Eu acho essa história de copa no Brasil uma baita(pra não dizer um palavrão)"hipocrisia governamental".
Acho importante valorizarem o esporte, mas putz meu...gastar milhões construindo, reformando estádios enquanto não há equilíbrio na administração e vemos pessoas morrendo nas filas dos hospitais por falta de atendimento é sacanagem demais...sem falar(sei que não tem nada a ver com o post) que esse papo de pacificação nos morros é maior marketing pra melhorar a imagem do Brasil...a bandidagem que não "tá coxada" com a polícia tá migrando pra outros lugares...mas deixa eu parar porque isso é outra história né!kkkk!
bjs e boa semana!
Tem toda razão, Herculano. Realmente é lamentável o estado em que Salvador se encontra, ou melhor, toda a Bahia.
ResponderExcluirO Falcão Maltês
Sua descrição das ruas de Salvador me lembrou as ruas de mais de 300 anos de história de Mariana, MG, cidade da qual moro e estudo atualmente. Já quase torci meu pé inúmeras vezes por aqui.
ResponderExcluirDesejo melhoras.
E que as cidades-sede da copa de 2014 consigam ser dignas o suficiente para receber todos os que virão.
Vixe, torcer o tornozelo dói pra valer, Herculano! O meu eu torci em Guarapari e fiquei bem zangada com a prefeitura que não arrumava a rua.
ResponderExcluirMelhoras pra você e pra cidade de Salvador, vítimas do descaso dos políticos. Abraço!
Melhoras camarada, lamento o acontecido.
ResponderExcluirSeu pé tem jeito, já Salvador vai ficar muito tempo em cadeira de rodas
Beleza de blog! Legal sua visita no CinemaScope. E como por aqui também tem cinema, posso beber nesta fonte (quaaase me afogo no "nova").
ResponderExcluirValeu, Herculano. Sou João de Deus Netto, designer gráfico, caricaturista e blogueiro do CinemaScope e do PICINEZ (literatura).
Ah, e piauiense radicado em Curitiba PR !
faz tempo que não passo por aqui..
ResponderExcluire te encontro machucado..
melhoras pra vc..
e aproveite esses dias de "molho" pra andar só com o coração..
é tão bom!
bjs.Sol
E eu querendo conhecer aí... Depois desse texto tão direto... Sei não!
ResponderExcluirPode sre que entretanto algo mude ( a esperança é a última a morrer)...e isso da cadeira de rodas...não há-de ser nada...tranquilo, sim?
ResponderExcluirBShell
Salvador é o retrato do Brasil... Olinda, por exemplo, é um buraco com uma cidade dentro, fora do sítio histórico, claro!
ResponderExcluirImaginamos como os cadeirantes e portadores de outras necessidades não se sentem, ou como são (des)tratatos, hein?
Mas aproveita para ver os filmes e ler os livros que estavam na fila...
Desejo que o tempo do descanso forçado passe logo!
Abração!
Adoro Salvador!
ResponderExcluirOhh Herculano!
ResponderExcluirChego aqui toda entusiasmada c/os videos, textos... E o q vc me apronta, hein!? Compromete seus ligamentos... =/
Caso seja possível,
Meu ombro, sempre aqui.
Melhoras a ti!
=*
Tomara que os dias passem rápido e os seus ligamentos, outra vez ligados, o levem a passear novamente por aí!
ResponderExcluirQuanto a Salvador, essa vai levar mais tempo para se recuperar...
Não conheço Salvador, mas imagino que as calçadas daí não devem ser muito diferentes das que vejo por aqui em SP: uma prova de obstáculos. Tem horas que não dá para saber se a gente desvia do buraco, do poste, do degrau, das outras pessoas... E tem gente que acredita que Copa do Mundo vai resolver essas vergonhas.
ResponderExcluirMelhoras para ti!
Sou soteropolitana, mas nem conheço Salvador. Que coisa, não?! Saí de lá com 3 meses de idade...nem o mar eu conheço. Espero que pras bandas de lá tudo possa corre bem daqui pra frente. Gostei daqui, vou seguir-te. Beijos!
ResponderExcluirSalvador é uma garota propaganda, mal arrumada, presunçosa, que não se conhece. Já foi um berço de cultura e hoje barulhenta com seu musgo e sua música deturpada agoniza politicamente nas mãos de aventureiros...
ResponderExcluirEm janeiro quebrei o pé pelas mesmas razões em Prado-Ba. O pé esquerdo. Dois metatarsos se partiram ao meio e me causaram muita dor e 7 semanas de molho, sem poder botar o pé no chão sequer pra tomar banho. O pé tá meio ruim até hoje...
ResponderExcluirMas, olha, apaixonada que sou pela Bahia, considerei como um souvenir da viagem, haha. E daria TUDO, tudo, tudo (os cinco metatarsos, vai!), pra viver nessa sua cidade "apagada e cheia de buracos", rs.