domingo, 9 de fevereiro de 2014

“FUNERAL PARA UM AMIGO”


Provavelmente eu sabia que isso iria acontecer um dia, como pais que presenteiam o filho com um casal de hamsters apenas para familiariza-lo com o conceito de perda e poder falar sobre um paraíso celestial cheio de hamsters, peixinhos dourados, porquinhos da índia e a vovó. Nos últimos anos, mais do que mera rotina, a primeira coisa que eu fazia pela manhã, a primeira mesmo, era regar meu bonsai e coloca-lo na janela durante algumas horas. Podava, trocava a terra, colocava adubo, tinha todos os cuidados necessários. Mas em um dia, simplesmente, tanto cuidado não adiantava mais. E aos poucos ele começou a secar: feito o amor. Pensei em substitui-lo. Fui à floricultura, olhei as espécies e desisti. Não daria certo. Não seria igual, sequer semelhante. Agora ele tá abandonado na área de serviço: galhos ressequidos num vaso. Não tenho coragem de joga-lo fora. Deveria haver um cemitério para plantas, como existem cemitérios para animais.

8 comentários:

  1. Você conhece a origem da palavra "bonsai"? Está lá na Mina...

    ResponderExcluir
  2. Sempre afiado, e eu achando que tinha morrido alguém.

    ResponderExcluir
  3. Olá! feliz domingo.
    Então eu tenho um conceito diferente; eu acredito que não devemos desistir das coisas que nos fizeram bem por algum motivo.
    Não entendo de plantas, mas não tem uma outra forma de cuidar de sua plantinha? traze-la a ficar verdinha novamente?
    Imagine que fosse você mesmo, se o "amor" da sua vida lhe deixasse no canto da sala e fosse embora, iria desistir de viver.
    Acredito que não.
    Acredito nas possibilidades da vida, da tentativa da vida seja ela qual for.
    Fraterno abraço
    Nicinha

    ResponderExcluir
  4. Tinha uma relação estranha com bonsais. Sentimentos ambivalentes. Por um lado, achava-os lindo e vinham com a esperança implícita de que eu poderia construir meu mundo protegido pela miniatura; por outro, parecia-me uma crueldade condenar uma árvore, uma planta ao ananismo. Te lendo, me vem uma revelação: bonsais quando morrem podem se tornar árvores gigantes! É só aproveitar o que sobrou e adubar outra árvore. Mas, sim, entendo o sentimento de perda. Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Olá caro Herculano Neto, comovente post...lendo me veio uma indagação comigo mesmo: será que é por isso que temo tanto em amar novamente, digo, me dar uma chance de tentar...). Acho que penso como o post, para que insistir em algo que vai morrer - divaguei rs...
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fazia algum tempo que eu não passava aqui. Deu saudade.
    Não se substitui nada, assim como o amor. E como ele também, é difícil se desfazer do resto físico que sobrou. Se um dia você conseguir outro lugar para abrigar os galhos ressequidos de seu bonsai, não esquece que o lar permanente dele é com você.
    abraços.

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails