No dia 13 de julho de 1985 acontecia o Live Aid, um show simultâneo em diversas cidades do planeta, com o objetivo de arrecadar fundos contra a fome na Etiópia e com a presença de artistas como The Who, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, U2, Paul McCartney, Phil Collins, entre outros – desde então, 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock. Para lembrar essa efeméride, segue a performance de Raul Seixas no Festival Phono 73 (provavelmente sua melhor apresentação ao vivo), com as canções “Let me sing, let me sing” e “Loteria de Babilônia”. Realizado no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, de 11 a 13 de Maio de 1973, o festival era uma estratégia de marketing que pretendia demonstrar ao governo militar que a gravadora Phillips/Phonogram (Universal), não era um reduto de comunistas, no entanto o evento ganhou um forte viés político, principalmente quando Chico Buarque e Gilberto Gil tiveram o som dos seus microfones desligados pela polícia durante a exibição de "Cálice". O festival ainda contou com Elis Regina, Gal Costa, MPB4, Caetano Veloso, Wilson Simonal e Jorge Ben.
A disponibilidade dos artistas sempre foi uma sua característica marcante!
ResponderExcluirPhono 73, grande lembrança, tenho o DVD / CD aqui que eles lançaram há uns sete anos. É isso, Let´s Rock.
ResponderExcluirPra mostar que não eram comunistas, puseram o Chico e o Gil cantando "Cálice"!? E depois o Raul que era maluco. :) Abraço!
ResponderExcluir"Tenho medo de ficar só quando só não estou , tenho medo de ficar surda e não mais ouvir Rock End RooL"
ResponderExcluirparte de um poema que fiz.Meus medos. Amo rock, e a sensibilidade poética de Raul e (Paulo Coelho) em "Eu perdi o meu medo , o meu medo, o meu medo da chuva"... Foi muito bom lembrar Raul Seixas. Obrigada.
Apontaram para o próprio pé, e o tiro ainda saiu pela culatra...
ResponderExcluirÉ interessante saber a origem da data...gosto de rock, e de ousadia. Um abraço!
ResponderExcluir..quem foi à esse festival, jamais se esquecerá.
ResponderExcluirUm beijo.
Muito bem lembrado, Herculano!
ResponderExcluirAbraço.
adorei muito
ResponderExcluirabraços
Muy buena entrada. Un abrazo.
ResponderExcluirO "melhor" do dia do rock é ver a galerinha do twitter citando Restart como banda de rock.
ResponderExcluirMas, que ótimo post. Não tinha ideia da história do 'dia do rock'.
O concerto de 1985 foi transmitido na televisão! Vi um pouquinho. Bonito o amor por uma causa unindo artistas.
ResponderExcluir"o festival era uma estratégia de marketing que pretendia demonstrar ao governo militar que a gravadora Phillips/Phonogram (Universal), não era um reduto de comunistas"...O tiro saiu pela culatra, ainda bem pra nós....
ResponderExcluir#FATO! Todo dia é dia de rock!
ResponderExcluir