sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PODERIAM SER CRÔNICAS, MAS SÃO APENAS NOTAS

(*) Não acompanho novelas, mas sei que há muito tempo elas não tinham tanta evidência. Constatei isso pelo número de matérias nas revistas semanais (inclusive capas) e pelas conversas que inevitavelmente escuto no elevador. Para quem me pergunta se vi as previsíveis revelações da noite passada, quando estou com paciência, costumo responder que dois capítulos de uma novela equivalem à duração média de um longa-metragem, ainda assim morrerei sem assistir à metade dos filmes que desejo. Melhor seria morrer, mas ter visto uma novela inteira?

(*) Não acompanho novelas, mas elas me acompanham. A filha recém-nascida de um colega de trabalho foi batizada com o nome de uma personagem do folhetim das 21 horas, pela festividade das pessoas que receberam a notícia comigo, deduzi que a tal personagem deve ser realmente muito popular, uma  heroína moderna. No meu caminho, ainda me deparo com as roupas, gírias, cortes de cabelos e músicas da novela do momento – até ela acabar e começar outra nova-novela-do-momento.

(*) Não acompanho novelas ou séries, mas não abro mão das reprises dos Simpsons, principalmente os episódios em que Nelson e Milhouse têm destaque. De alguma forma, inexplicavelmente antagônica, me identifico com as agruras de um pseudonerd ingênuo e apaixonado e com o delinquente juvenil, filho de uma prostituta relapsa, que humilha os meninos menores e mais fracos.

(*) Não acompanho novelas, mas acompanho blogues. Recentemente, li em um que “alternativa a gente não impõe, oferece”. Quando estou em uma residência em que eu não sou o dono do controle-remoto e alguém decide mudar de canal para “dar uma passadinha na novela”, olho a tela e nada vejo. “Você pode levar um cavalo até à água, mas não pode obrigá-lo a beber”.

(*) A seguir, cenas da próxima postagem... Ops! Acho que os capítulos hoje em dia terminam de maneira mas estilizada, com frames congelados, fade-out, animações... Se você for do tempo do “a seguir cenas do próximo capítulo”, definitivamente, está ficando velho.

(*) Poderiam ser crônicas, mas são apenas anúncios de acompanhante.

34 comentários:

  1. Quem me dera ter escrito essas "notas"!
    Eu particularmente penso que TV não combina com visitas e boa conversa.
    Tirei a TV da sala da minha rsrs
    E vou embora bem mais cedo se ligam onde estou.
    TV pra mim é vassoura atrás da porta!!
    Mas vejo a Gabriela aqui que eu acho a Bahia o máximo mesmo que seja a da Globo.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer, mas se tem coisa que desprezo é vingança!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Partilho das tuas ideias (preocupações!!) Herculano!
    Quando era miúdo apareceu por cá a "Escrava Isaura", nem imaginas quanta gente via a novela na casa do vizinho que ... tinha televisor.
    Sim, pouca gente o tinha, mas muita gente tirou à boca para comprar um e ... melhor do que o do vizinho.
    He! He! Ainda hoje "elas" continuam, nós copiamos a vossa receita e até já fazemos trocas de atores com voçês.
    Minha mãe dizia acerca de certos assuntos que não entendia : - Eles são felizes assim ... é deixá-los então!
    Abraço, fica bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Produzimos boas novelas, sem dúvidas.
      Imagino todos reunidos na casa do vizinho
      na hora de A Escrava Isaura, acho que assim uma telenovela
      valeria a pena.

      Excluir
  4. PQP, uma nota melhor que a outra,
    e todas, juntas, formando uma crônica perfeita.
    Realmente, ta todo mundo se ligando
    em Carminha, Tufão e cia,
    mas permanecer à margem é muito mais divertido,
    pelo menos na vida real o dia não termina num suspense
    congelado.

    Detalhe: novela na capa da Veja e o mensalão ganha só uma fotinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostaria que o dia terminasse esmaecido,
      mas bem que ele poderia ter trilha sonora.

      Excluir
  5. (*)Eu gosto de ver alguns capítulos de novela de época. Novelas inocentes. Novela das 21 eu não acompanho a muito tempo. Acho uma putaria, embora muito parecida com nossa vida real.

    (*)Eu adoro séries. Acompanhei E.R. do começo ao fim e ainda por cima comprei a série em DVD. Atualmente estou acompanhando The Big Bang Theory. Adoro os nerdinhos. Rs (sério amo de amor todos eles)

    =)

    Me lembrei de uma música da Vanessa da Amazônia: Eu perdi o meu amor para uma novela das 8.

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novelas antigas e novelas de época têm cada vez mais frescor. Mas já desisti das séries, mesmo sabendo que grandes profissionais do cinema estão migrando para a TV.

      Excluir
  6. Li certa vez uma entrevista com João Emanuel Carneiro, autor da novela “Avenida Brasil”, onde ele dizia, mais ou menos, que a novela é o romance dos tempos modernos. Concordo, em partes. As pessoas precisam de uma válvula de escape, precisam fantasiar de alguma forma. Alguns encontram num romance propriamente dito, outros no cinema e os menos exigentes encontram na novela uma oportunidade de esvaziar a cabeça dos problemas cotidianos. Há tempos não sento para acompanhar uma novela e Avenida Brasil me trouxe de volta a frente da TV. Gosto do texto do autor, da fotografia cinematográfica e da atuação das atrizes principais. Vale lembrar aqui que João Emanuel Carneiro foi o roteirista principal do filme Central do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Emanuel deve ser admirado por suas novelas, cinema é consequência e não faz ninguém melhor (aliás, tem muito filme nacional por aí que é pior que qualquer novela da Record).

      Excluir
  7. Você olha a tela e nada vê porque a gente pode levar um cavalo até a água, mas não pode obrigá-lo a se afogar em rios de mediocridade. :) Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade quando assume todas as modas televisivas já me afoga aos poucos.

      Excluir
  8. Um dia um jornalista antinovelas confessou que num perídodo brabo de crise, na fronteira entre a lucidez e a loucura, caso sério mesmo, buscou as novelas para não enlouquecer. Fiquei pensando muito nisso na época. Será que sem novelas as pessoas tão sofridas enlouqueceriam? A loucura não seria uma esperança? Já não a própria loucura reduzir a vida em capítulos? Sabe, Herculano, eu não gosto de novelas porque acho que elas emburrecem. Mas quem sou eu pra saber do outro? Só acho muito estranho quando me aproximo das pessoas e observo a angústia relatando maldades, mortes e não-sei-mais-quê...pergunto o que houve, quem foi, o que aconteceu e...foi a "Caeminha", "A Nina", "As empreguetes"...Saio aliviada, sofrem pela ficção. Anestesiam-se para a a vida.

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria a novela um mal necessário?
      O novo ópio do povo?

      Excluir
    2. Novela como um mal necessário, fuga da 'realidade cruel' que, ironicamente, é exposta no papel dos personagens. Desculpa me intrometer, mas deposito maior confiança em músicas e livros para serem o ópio do povo. Vejo nesses dois um tratamento de melhores resultados para pessoas tão sofridas, como nós.

      Excluir
  9. Eu ia falar isso, do mensalão na capa da revista.

    Gosto de umas séries aí. Fiquei triste quando House acabou... rs

    Essas apenas notas são ótimas crônicas!

    ResponderExcluir
  10. notas seriadas, essas eu acompanho


    abraço

    ResponderExcluir
  11. Eu sinceramente não entendo quem não curte novelas ou séries. Pra mim são distrações. Sei lá, eu gosto simplesmente.
    -xoxo

    http://s2juuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo pesquisa Datafolha realizada entre
      os dias 30 de julho e 04 de agosto,
      de cada dez intelectuais apenas três afirmam
      não acompanhar séries ou telenovelas.
      A margem de erro é que sete mentem,
      para mais ou para menos

      Excluir
  12. Aqui no sul do sul do sul eu conseguiria ver novelas na Globo se tivesse uma tal antena externa. Ela quebrou em meados em 2010 e até agora não dei jeito de arrumar. Pra ver quanta falta tenho sentido. Mas Carminha, Nina e companhia me acompanham de qualquer forma, do mesmo jeito que estão na tua vida. Gosto de algumas séries, mas tenho sentido muita preguiça de assistir TV.

    P.S. Cada vez que entro aqui morro de medo de, sem querer, acabar vendo aquele post das fotografias post mortem. Aquilo me traumatizou rs...

    Beijo, Herculano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse "Poderá também gostar de" é traiçoeiro,
      de repente numa postagem sobre novelas aparece
      post mortem, vai saber.

      Excluir
  13. Acho que esta novela está bombando tanto porque trata de um tema bastante polêmico e humano: a vingança.

    ResponderExcluir
  14. Não tenho nada contra novelas, tampouco contra quem as assiste. Só não acompanho por pura preguiça, já que acompanhar apenas uma já me tomaria umas 8 horas/semana. Imagina quem acompanha a três ou quatro... Acho um pouco chato quando MUITAS pessoas conversam sobre coisas que não entendo, seja sobre astronomia, seja sobre novela. E quando existe uma que cai muito na boca do povo, como essa 'Avenida Brasil', acabo me sentindo assim: chateada pq a novela me acompanha e eu não consigo acompanhá-la.

    Mas.. quem sou eu pra julgar quem assiste isso ou aquilo? Eu vejo BBB... me condenem!

    ResponderExcluir
  15. Ah, sem dúvida estou com você, prefiro os Simpsons à uma novela. Dou olhadas esporádicas em capítulos por força do ambiente onde moro, admito que já acompanhei algumas novelas, e curiosamente as que mais gosto geralmente não são as campeãs de audiência. Acho que sou "do contra". Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Quantas notas.
    Acho que estou enquadrada na última.
    Mas confesso que estou torcendo para o Tufão não saber de nada.Mas é a novela que me acompanha, pois sou obrigada a digerir bem na hora do jantar.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com o que disse. As pessoas ficam alienadas a tudo que a tv oferece. É como se fosse a ditadura da mídia. O cabelo, as músicas, a vestimenta e as frases são apenas passageiras, verdadeiras "modinhas".

    Falou tudo!

    delicadissima.com
    delicadissima.com

    ResponderExcluir
  18. Também não acompanho novela e mesmo assim sei o nome das personagens, o que fazem, o que usam.
    Infelizmente o mundo atual é assim. Todos robôs em volta da TV. Todos robôs sem estar em volta da TV, mas falando sobre ela.


    ResponderExcluir
  19. Meu caríssimo Herculano Neto, sou do tempo do a seguir cenas dos próximos capítulos, ops, entreguei, eu vejo novelas, hoje não mais um noveleiro, porque não é preciso ver todos os dias para saber da história, e mesmo que estão pouco criativas, senão estúpidas, e como diz minha amiga Eliana, meus olhos não foram achados no lixo rs.
    Já o João Emanuel Carneiro, acho interessante os textos dele, sempre desisto de olhar, face as cenas fortes rs, aconteceu com esta, não suportei ver aquela menininha correndo e chorando para não ficar no lixão, eu chorei rs...então vejo, mas não sou compulsivo mais, faço outras coisas neste horário também. Eu gosto de televisão, como diria o Capital Inicial: e tenho a tv como companhia...
    é sempre muito bom vir aqui, sinto que consigo pensar rs.
    ps. Meu carinho meu respeito meu grande abraço.

    ResponderExcluir

  20. Confesso ter assistido por um tempo..Gosto de ver a atuação de alguns atores, mas não a ponto de me prender. Prefiro um bom filme.. Um livro com conteúdo que EU tive total liberdade de escolher. rs

    saudades, HN!
    bjim

    ResponderExcluir
  21. Estou velha.. Sou do tempo “a seguir cenas do próximo capítulo” =/

    ResponderExcluir
  22. Não gosto de novela, mas sou viciada em séries.
    O mais curioso é que, mesmo sem acompanhar novela, sempre sabemos quem são os personagens, o que está acontecendo, enfim... somos bombardeado com essas informações por todos os lados e absorvemos por osmose.
    Também sou do tempo "A seguir cenas do próximo capítulo".

    ResponderExcluir
  23. putz, que implicância!!

    tõ amando a vingancinha babaca da Nina. nada a ver. novela não é alimento para o intelecto, é alimento para o ócio. hehe...

    amei o seu anúncio para acompanhante; aceita cartão?...

    Beijos, Lindo!

    saudades!


    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails