sexta-feira, 2 de julho de 2010

LARANJA

Laranja é uma cor que tem o nome emprestado da fruta, talvez ela não tenha um nome apenas seu porque não passa de um amarelo com tons avermelhados. Pra piorar, no Brasil laranja é quem tem o nome envolvido em transações ilegais em benefício de terceiros (e amarelar é sinônimo de acovardar-se, mas o amarelo não me interessa). Não costumo teorizar sobre futebol, principalmente para não cair nos jargões futebolísticos que pululam na imprensa. Também não gosto de conversar a respeito, pois torço por um time que se tornou pequeno e nunca tenho razão. Só que, recentemente, não me contive e falei para alguns amigos que preferia perder com Telê Santana a vencer com Dunga. Obviamente, fui execrado: entre outras coisas, me disseram que perder jogando bonito não deixa de ser uma derrota, que a história é feita pelos vitoriosos e que o treinador é bastante coerente. Não contestei. Cansei de ouvir a palavra coerência, acho que não a direi durante muito tempo. Coerência é característica de pessoas conservadoras – e o futebol não pode se opor ao novo. Quero ganhar jogando bem, sempre: sou amante do futebol romântico (pra não dizer que não usei nenhum jargão). E nem quero saber que história contará os derrotados. Dentro de algumas horas, irei jantar. Pedirei um suco de laranja, mas espero que o garçom não me interprete mal.


53 comentários:

  1. O garçon vai mandar te tirar do restaurante a força se ele for um desses fanáticos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda quer a figurinha do Felipe Melo?

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Não poderia se melhor dito. Parabéns por ser um romântico que torce por um futebol criativo, corajoso, jogado pra frente. Que os defensores do tal futebol de resultado engulam esse 2 x 1!

    ResponderExcluir


  4. Como é bom ler isto!
    Não estamos sós, acredite!

    Ótimo comentário!

    BRASiH!OLANDOU...

    Abraço-tchê!

    ResponderExcluir
  5. O time do Dunga F.C não jogou nada, ganhamos de galinhas mortas como o Chile e a Costa do Marfim, empatamos com um time feio de Portugal com aquele "craque" de araque do C.Ronaldo e quando pegamos um time um pouuuuuuco mais forte fizemos um gol contra, tomamos um gol besta de escanteio, tivemos o craque Felipe melo expulso e daí pra frente foi só a Holanda segurar a bola pq o Brasil não assustava mesmo.

    Imagina se fosse contra a Argentina ???? Seria uns 5 x 0....

    Mas tudo bem, temos 4 anos pra dar vexame de novo, na organização e realização da Copa aqui nesse país tupiniquim.

    Pergunta: Já souberam que o pessoal de Brasília aumentou o salário deles em 18% ? Coisas da Copa....

    ResponderExcluir
  6. Tb acho que a culpa foi do Mick Jagger! Todos os times que ele torceu na copa perderam..Mó pé frio!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Herculano. E claro que você tinha razão. Não deu. :/

    Beijo, rapaz.

    ResponderExcluir
  8. A culpa foi da camisa azul,
    do "Cala a boca, Galvão",
    do Olodum no Pelô,
    do CQC,
    do Pânico,
    do William e da Fátima,
    do Ronaldinho Gaucho...

    ResponderExcluir
  9. (risos) Como diria um vizinho adolescente meu: "Dá hora"... este post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. eu prefiro tudo ganhar e fazer bonito.

    nao sou nada coerente....

    ResponderExcluir
  11. Hahaha! Foi exatamente o que dissemos entre revoltas e galhofas, quando exibiriam a imagem do Stone, gritamos em uníssono: "a culpa é do Mick Jagger"!
    Assim se desculpabiliza os pernas de paus sem criatividade, de uma das piores seleções que esse país já teve. Uma falta de respeito com o futebol, isso sim!
    Vou continuar a sofrer apenas pelo meu Santa Cruz Futebol Clube!

    Impecável se poste, Herculano!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Mas Dunga foi perfeito, sendo que com isto a gente que dançou...

    Fique com Deus, menino Herculano.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Amei o seu canto. Quanto ao futebol, tem sido lamentável.
    Obrigada!!!


    Beijos e risos para ti!!!

    ResponderExcluir
  14. Bela postagem em todos os aspectos.
    O texto é muito bom, e a foto de nosso querido Alex cantando na chuva é fantástica.
    Com certeza o garçom irá lhe servir.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto!
    você escreve perfeitamente bem :')

    ResponderExcluir
  16. Quando o Brasil perde é sempre culpa de algum jogador , e nunca por mérito da outra seleção.

    ResponderExcluir
  17. Pois é.E eu que nada entendo de futebol.Nem o nome de jogadores eu sei.Só de um ou de outro.Tenho que estar mais atenta.Mas nada acontecerá se pedires o sumo de laranja,pois senão...o patrão não vai gostar,se algo correr mal.

    Beijinho doce e convido-te para veres a dança de lótus:)

    ResponderExcluir
  18. Pois é, meu querido, sem comentários...

    ResponderExcluir
  19. Ahh, eu sou brasileira com muito orgulho e muito amor, independente de qualquer coisa. E deixo os comentários à parte, afinal, agora, de nada adiantam.

    Enfim... quem sabe numa próxima.
    Ps: Nem sempre é tudo festa e só nos resta nos conformarmos.

    Beijo Enorme!

    ResponderExcluir
  20. Nem camisa azul nem Mick Jagger, a culpa foi da dupla de atacantes Vuvuzela e Jabulani.

    ResponderExcluir
  21. Herculanos:
    olá!
    vou abstrair-me do futebol, das conotações que há aí com as cores amarelo e laranja (que eu não conheço) para te dizer o seguinte. eu amo estas duas cores! são cores africanas!e o resto...
    deixo-te um beijo

    ResponderExcluir
  22. Eu, particularmente, adoro futebol. Não critico as decisões do Dunga, muitas pessoas no lugar dele fariam pior. De qualquer forma, o Brasil pra mim ainda é a melhor seleção do mundo! (Esqueci do tema principal do seu post pra falar de futebol, haha, desculpe-me!)

    ResponderExcluir
  23. Eu só consigo pensar no "Laranja Mecânica"...

    ResponderExcluir
  24. "A culpa foi do Mick Jagger" - essa foi ótima. Não entendo de futebol, mas a cor laranja como diria uma certa escritora é uma cor constantemente amanhecendo.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  25. Perfeito seu post.
    Ando enjoada de ouvir,ler
    sobre o que poderia ter sido.
    Ontem não suportei ouvir
    um lucutor dizendo ou melhor se contradizendo na verdade, isso apos
    o jogo
    " Futebol não é tudo'.

    Sabe, me deu uma revolta ver como a massa é manipulada, porque bastou o final não feliz pra um lado
    pra ser arrumar um tapa olho.
    Mas pior ainda foi ouvir desse mesmo ser
    e de tantos outros que ' Os jogadores estavam com o emcional abalado"

    Fala serio! Jogador tem que dominar a tecnica!
    Mas em fim...
    desculpe o grito. Clarice (a Lispector)
    diz que Se tenho direito ao grito, então eu grito."
    Gritei aqui no seu espaço.

    De verdade, foi o post mais coerente que passei.
    Alias vou passear bastante por aqui pq o post anterior fala de alguem que adoro.
    Te aguardo nos meus espaços são varios e vou te seguir aqui com todos
    http://meusreflexoscontostextoseafins.blogspot.com/
    http://reflexodalma.blogspot.com/

    http://reflexosnodiadia.blogspot.com/

    Te espero por la, cada blog uma tendencia dessa poeta.

    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  26. eita ... até q enfim uma voz lúcida neste mundo ... parabéns ...

    saudades de Telê, de Gerson, de Tostão, de Rivelino ... etc

    melhor q a Laranja Mecânica hoje é ver o time da Alemanha jogar ... maravilha pura ...

    acho q este ano o futebol arte vence novamente ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  27. Além do futebol brasileiro "desinteressante" como você demonstra, acredito que os torcedores brasileiros andam muito desinteressantes também, torcer é torcer e pronto seja pra Telê seja pra Dunga, não dá pra ficar escolhendo seleção.

    ResponderExcluir
  28. Não me apego mais ao futebol.
    Acho que perdi o encantando no chute mal dado de algum jogador mercenário.
    Microabraços.

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito, tô cheia de coerência tbm....
    Além do mais, o que eu chamo de coerência, não é visto assim pelo meu vizinho.

    Vai saber se coerência tbm não é ego, né.....

    quero botar pra quebrar!

    ResponderExcluir
  30. Se teve algo de bom nessa derrota, foi ver que nós estavamos certo e ele errado. Futebol é competencia!!!!
    Parabens pela crônica e por seu blog, foi um prazer visita-lo aqui!!!!

    ResponderExcluir
  31. Suco de laranja acompanha [farofa, samba, vuvuzela, batuque, e aquele sorriso 'amarelo'para 2014]

    ResponderExcluir
  32. Que bom que acha alguma ordem em meus versos. Sempre me perco neles mesmo. Como uma ode absoluta pro infernal caos que sempre acompanha a mim e nada mais em sentido próprio e desfigurado.

    ResponderExcluir
  33. tão dizendo por aí que a seleção foi composta de "1 dunga, 11 sonecas e 180 milhões de zangados".
    os outros anões não convocados devem ter lavado a alma.

    ResponderExcluir
  34. Pois é... Futebol é frustrante pra muitos, principalmente se levado muito a sério. Por isso, nem me importei muito com essa eliminação. Mas acho que esse garçom não deve pensar como eu...

    ResponderExcluir
  35. laranja a cor vai ser falada até 2014 talvez até venda mais

    ResponderExcluir
  36. Pois é, a culpa foi do suco de laranja que não tomei, do canarinho verde-amarelo que não piou e do estado letargico-romantico que sou.

    paciência...né?

    beijos

    Tâmara
    @intimidade

    ResponderExcluir
  37. kkkkk... tbm acho que a culpa é do Mick Jagger...

    ResponderExcluir
  38. Pois é.....pelo menos o churrasquinho deu pra aproveitar...mas as minhas folgas do trabalho por causa dos jogos não tem mais....q chato!!!
    Vou trocar laranjada por limonada rsrs

    ResponderExcluir
  39. Para descobrir de quem foi a culpa basta olhar as mãos
    a mão que estiver laranja é do verdadeiro culpado.
    Haha!

    abraços

    ResponderExcluir
  40. Acho que eu tb não devia ter colado a figurinha de Felipe Melo no meu álbum...
    Deixando de lado o futebol, adorei a imagem. Onde achou? Tb quero.

    Taís

    ResponderExcluir
  41. "...preferia perder com Telê Santana a vencer com Dunga."
    Compartilho da mesma opinião, caro poeta. Não importa a História oficial de nada. O que vale é a essência, de tudo. Tb fui campeão com Telê e para mim o Brasil é tetra. foi tétrico ganhar com Parreira, liderado pelo bruto e nada talentoso Dunga.
    Abs

    ResponderExcluir
  42. Seu blog é de morrer! Parabéns!
    Bom, o que eu posso dizer se a minha casa é laranja? Colocamos uma bandeira do Brasil pra melhorar...rs...Eu gosto de futebol, não de palhaçada!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  43. Mick Jagger pé frio :T
    Vi umas pessoas saindo de camiseta laranja depois do jogo, perto disso pedir um suco de laranja não pode ser mal interpretado

    ResponderExcluir
  44. O povo tinha acreditado, mais uma vez tudo parado e fuuuuuuuu.

    Bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  45. às vezes, se tocar, é a melhor coisa mesmo quando estamos acompanhados.

    e todos nós precisamos fazê-los, todo o tempo.

    ResponderExcluir
  46. Herculano,
    Telê Santana? Sou fã de quem é fã.
    Foi pra ele o primeiro texto que postei lá no Canto Geral. Quando tiver um intervalo, vá lá. Creio que, a julgar por sua opinião 'coerente' sobre o Mestre, você gostará de ler...

    Abraço de Minas,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  47. Parabéns a vc. Pela escrita e pela coragem dela. Futebol é uma incoerência só e, talvez por isso, a gente gosta tanto dessa constante.

    Faltou só dizer que a imagem é Laranja Mecânica Cantando na Chuva com uma suposta cueca do superman. rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  48. Olá... vi que pisou em meu chão e lá em casa, deixou boas palavras.

    Obrigada pela visita e volte sempre que assim desejar.

    -------

    Gostei daqui e da forma como expõe seus pontos de vistas, como aborda, de forma dinãmica, curiosa e divertida situações do cotidiano.


    E por falar em laranja, essa é a denominação que atribui pacientes que apresentem "traços psiquiatricos" no hospital onde trabalho. protocolo laranja. Uma forma de identificação em acompanhamento psiquiatrico.

    bjo meu!

    Abraços, flores e estrelas...

    ResponderExcluir
  49. Seu ponto de vista, que coincide com o meu, está ERRADO, meu caro. Porque não coincide com o dos "neo-filósofos" da grande mídia que estabelece os pensamentos a serem pensados pelos bons cidadãos...

    Bem feito para nós que, nestes tempos de RESULTADO, vemos grandeza em perdedores como Telê (e João Saldanha também, no meu caso), em vez de admiramos o bom-mocismo, a hipocrisia, a covardia, a pusilanimidade... de vencedores como Zagalo e Parreira.

    ResponderExcluir
  50. Adoro suco de laranja. Mas prefiro de maracujá, fruta tão feia quantos os nossos técnicos.

    Não vivi nos tempos do futebol patriota, hoje torcem mais pela coca-cola... Pelos vídeos que vi, não me importaria de perder DAQUELE jeito.

    Inté

    ResponderExcluir
  51. Adoro falar "laranja", mas só quando é a cor. Quando me refiro à fruta, acho a palavra feia. E só acho a cor bonita quando chamada de laranja, não de abóbora. Abóbora me lembra a cor feiosa do cachorro Pluto, que também é horroroso. Entendeu?

    abraço,

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails