quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O DIA DA MARMOTA

            Hoje é o Dia da Marmota. Hoje também é dia de festa no mar e dia de Nossa Senhora da Purificação, padroeira do meu torrão natal, mas o Dia da Marmota é mais importante.
       Segundo a tradição de uma pequena cidade estadunidense, na manhã de dois de fevereiro as pessoas devem observar uma toca de marmota, caso o animal saia da toca com o tempo nublado, isso indica que o inverno terminará cedo, mas se o dia estiver ensolarado e o animal se assustar com a própria sombra e retornar para a toca, é sinal de que o inverno durará mais seis semanas. A marmota que todos os anos anuncia a duração do inverno, dizem,  possui mais de cem anos, e é cuidadosamente protegida por um grupo de cidadãos locais desde 1887. Este evento célebre, para a  incredulidade de muitos, atrai milhares de turistas todos os anos.
       No filme FEITIÇO DO TEMPO, Bill Murray é o repórter que anuncia as previsões metereológicas em um canal de TV, e para sua contrariedade é encarregado de fazer uma matéria sobre a marmota. No entanto, ele desperta sempre no mesmo dia e é obrigado a vivenciar tudo novamente. Cínico e intolerante com todos ao seu redor, ele encontra nessa “condenação” uma forma de se redimir, sendo, ao final, uma alegoria sobre a humanidade nesses tempos onde os dias parecem caminhar cada vez mais rapidamente, todos sempre apressados, onde acreditamos viver uma imensa rotina, quando na verdade a culpa dessa rotina é apenas nossa.
        Também queria acordar no mesmo dia e viver o meu dia igual de maneira diferente. Queria cometer outros erros, ter outras dúvidas e temores. Mas acho que estou cada vez mais parecido com a marmota e me assustando com a minha própria sombra. Melhor voltar para a toca e ver se “Feitiço do Tempo” já está passando em algum canal.

15 comentários:

  1. Tudo de bom esse filme! Totalmente automatizados, acordamos sempre na mesma hora, fazemos sempre as mesmas coisas, exatamente como o personagem de Bill Murray. Estamos enfeitiçados pelo sinal do nosso tempo. Salve 2 de fevereiro, pela festa de Nossa Senhora da Purificação, e pelas marmotas do mundo, cada vez mais assustadas com suas próprias sombras.

    Um beijo, Herculano!

    ResponderExcluir
  2. Olá! nossa dia da marmota, interessante eu não conhecia, valeu por mais essa informação; realmente nosso país tem data para tudo, deveria também ter o dia do politico que nada faz, rsss
    Supe abraço,
    Nicinha

    ResponderExcluir
  3. Que é isso, rapaz!? Dona Janaína é mais importante do que essas marmotas todas. :) Desejo que ela lhe traga ótimos e variados dias. Abraço!
    Ah, vou ver o filme. :)

    ResponderExcluir
  4. Vc me lembrou de um dia desses, que acordei repetindo alto: todo dia amanhece, todo dia amanhece, todo dia amanhece...e quem me ouvia, rindo, pensou tratar-se de um surto pós-despertar. Mas era só um pedido veemente de minha alma para fazer com que cada pequeno gesto, aparentemente rotineiro e repetitivo, mostrasse um novo ângulo. A gente se aprisiona e nem se dá conta.

    Beijos
    P.S. - Hoje foi, então, dia de olhar a toca do bichinho...enquanto Iemanjá faz a festa lado de cá!

    (removi o comentário anterior para corrigir erros de concordância...rs neurose!)

    ResponderExcluir
  5. Também ando numa fase de marmota... muito para dentro da toca!!
    O que vou vendo por aí não me agrada nada.

    ResponderExcluir
  6. Sério que existe isso de dia da marmota?!
    E se existe, realmente... Dá certo? Ou ela já errou alguma vez?

    ResponderExcluir
  7. "Marmota 'prevê' mais seis semanas de inverno nos EUA".

    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/marmota-preve-mais-seis-semanas-de-inverno-nos-eua.html

    ResponderExcluir
  8. Nem sabia desse dia hahaha, adoro suas opiniões Herculano.

    ResponderExcluir
  9. E quem não gostaria não é verdade? Mas, infelizmente ... cada dia é singular, sem repetição, sem volta, sem a chance de cometer erros diferentes em um mesmo dia ... chega ser triste.

    ResponderExcluir
  10. Herculano,

    Ainda não assisti a este filme, mas já tinham me indicado. Com o seu post, fiquei curiosa para assisti-lo. E eu estou mais para marmota, também.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi esse filme. Sempre tive um pé atrás em relação ao Bill Murray.


    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  12. Só conheço ROSETTA e O GAROTO DA BICICLETA. Excelentes.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu adoro esse filme, mas confesso que eu ficaria muito entediada se o que aconteceu com o personagem de Bill Murray acontecesse comigo, se bem que em algum momento ele aprendeu. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  14. Acho esse evento do Dia da Marmota surreal! Mas o filme é bem bacana.
    bjo

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails