domingo, 3 de abril de 2011

NADA PESSOAL

O cinema é a minha igreja. Acho que por isso eu não frequente as salas de cinema dos shopping centers (onde muitas pessoas entram na fila para comprar o ingresso sem sequer saber o que está sendo exibido, onde vendem gigantescos combos de pipoca e refrigerante, onde tagarelam livremente, com seus cúmplices ou nos famigerados telefones celulares). O cinema é a minha igreja, e eu sou fiel e carola.
        Cinema é um espaço público, mas alguém sentar ao seu lado e roubar sua atenção com conversas ou “namorando” ou roncando ou colocando os pés na cadeira ou mastigando é muito mais que deselegante.  Sei que  a venda de guloseimas é responsável por parte significativa dos lucros de um cinema, mas não consigo imaginar alguém comendo pipoca ao assistir BIUTIFUL, EM UM MUNDO MELHOR ou INCÊNDIOS, apenas para citar produções recentes e que foram indicadas ao Oscar de filme estrangeiro – ou o apetite iria embora ou a indigestão seria certa. Quero sempre acreditar no bom senso alheio, na sensibilidade e educação, sem ter que apelar para medidas radicais, como fazem algumas salas que não permitem o acesso às áreas de exibição portando alimentos de qualquer natureza. Mas nem sempre é possível.
        Quem vai ao cinema no shopping center não gosta de cinema, gosta de shopping center. E eu odeio shopping center – embora, eu saiba, que há pessoas sérias que frequentam estes cinemas por falta de opção.
        Cinema não é teatro (alguém já disse), mas deveria ser respeitado igualmente.
        Com o constante fechamento das salas do circuito de arte nas grandes cidades, está cada vez mais complicado usufruir de uma boa sessão, sem inconvenientes. Não quero baixar meus lançamentos preferidos e me isolar  em casa (como fazem alguns), quero apenas que haja espaço para todos.
        Portanto, não se ofendam, nem me desejem mal, o casal apaixonado ou os garotos falastrões do Sartre Coc, que se sentaram ao meu lado no cinema e foram, gentilmente, convidados a se retirar. Nada pessoal.

35 comentários:

  1. sobre o nada pessoal I e II: a última vez que estive em um cinema e aqui só tem no xopin eu desisti do filme, tamanha era a algazarra, hoje me contento sozinho em casa, sou um onanista cinematográfico,



    abraço

    ResponderExcluir
  2. O blog tá bem bacana, Herculano!
    Abraços,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, do jeito que a coisa vai, acho que você terá que optar por um templo pessoal mais cedo ou mais tarde. Para mim, o cúmulo foi quando vi ocorrer algo semelhante em uma sala de concertos; não há popularização que compense. Parece que não há como escapar à manutenção (contra a lei da oferta e procura) de guetos de excelência. Apesar de que há gente por aí que acredita que pode encher o mundo de poesia...
    É verdade, já na amostragem da pesquisa do google, a gente percebe a profusão de blogs que têm o mesmo texto a respeito de mesmo filme...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. eu não vou ao cinema faz um bom tempo. dois anos, acho. espero sair nas locadoras pra assistir aqui em casa é bem melhor. ou quando uma amigo faz o download de algum filme em cartaz. sei esperar, por filmes. música, não.

    gosto muito da casa de cinema. a coleção da casa me satisfaz. entre outras locadoras. entendo vcê.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Também odeio shopping center. Melhro assistir aos filmes em casa mesmo.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. E é verdade mesmo, nada pior do que entrar num cinema de shopping lotado. É uma merda mesmo aquela barulhera toda pra ver um filme.

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Um verdadeiro culto.

    Passei pra deixar um abraço.

    boa semana

    ResponderExcluir
  8. Ótimas palavras, Herculano, concordo contigo em muitos aspectos. Também sempre achei isso: pessoas que vão ao cinema em shopping center não gostam de cinema, gosta de shopping center. De fato, é muito deselegante algumas atitudes que grande maioria dos frequentadores dessas salas tem, mas eles não estão mesmo muito preocupados com a arte, não é? :)
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto.. Concordo em alguns pontos, menos no da comida, gosto de assisti comendo, não pipoca, mas beliscando algo.. Por aqui em Salvador só tem cinema mesmo em shopping e o fora dele não é tão barato.. Então essa é minha opção.. Amo muito cinema também e acho muito feio quem não sabe se comporta em um.. Sorte!

    ResponderExcluir
  10. Concordo em genero e numero, minha querida!!!
    Eu adoro cinema e acabo por ir ao cinema em xhopping center mesmo, mas as pessoas sao extremamente mal educadas. Por isso opto sempre pela ultima sessao!!

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa que eu não me conformo é quando reclamo do preço abusivo do cinemark e falam que gostam desse lixo de cinema porque "a poltrona é confortável"!
    As pessoas vão no cinema por causa do filme ou por causa de uma poltrona levemente reclinável???
    Tem um cinema de filmes alternativos na minha cidade que amo! Passa um monte de filmes maravilhosos e o preço é justíssimo!
    Adivinhe só... pouquíssimas pessoas o frequentam!

    ResponderExcluir
  12. Está-me a calhar o mal, infelizmente =/

    ResponderExcluir
  13. Desisti do cinema quando introduziram pipocas e bebidas...

    Não consigo!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que seus objetivos,sejam conquistados
    Desejo que tua semana seja iluminada,
    cheia de paz saúde e prosperidade.

    Que Sua capacidade seja tão aprovada
    como a alma mais povoada…
    E nosso afeto seja tão verdade
    como é nossa amizade."

    Um grande beijo,tenha uma exelente semana,cheia de novidades e realizações.

    ResponderExcluir
  15. Sinto falta dos grandes cinemas do Rio, frequentemente fechados em nome de outros tantos "Templos". Cinema no shoping é a alternativa que nos resta.
    Não tenho nada contra guloseimas, desde que sejam silenciosas... rs
    Sinto não ser uma boa companhia, pq o espaço do cinema é aquele em que encontro outro mundo... no qual me encontro e me perco.
    Por isto, aprecio o silêncio para não perder a viagem. rs

    Abraço. :)

    ResponderExcluir
  16. Nossa, ainda bem que você disse.
    Quantas vezes eu já perdi a estribeiras por causa disso.
    Barulho de beijo babado, criança chorona, fanfarrão escandaloso e hiperativo empurrando sua cadeira é algo revoltante. Desperta uma raiva... Uma vez eu fui totalmente grosseira com uma menina que estava berrando o filme inteiro na cadeira da frente. Eu dei um chute na cadeira dela que ela quase voou.
    Pode ter sido um exagero, mas minha paciência tem limite, meu dinheiro tem valor, meu tempo é limitado e meu interesse no filme é muito importante. De qualquer forma deu resultado.
    =*

    ResponderExcluir
  17. Nossa!
    Opnião muito bem colocada esta sua.
    Sinto a mesma coisa.
    Infelizmente por falta de opção, quando vou ao cinema tenho que ir ao shopping, geralmente, saio frustrada por não ter conseguido entender uma ou outra parte do filme.
    As pessoas são mal educadas, falam e falam alto, não desligam o celular, além de incomodar muito entrando e saindo da sessão para comprar comida.
    Assistir um bom filme exige atenção, silêncio, tranquilidade.
    Por vezes tenho assistido em casa para não passar por isso.

    Amei imensamente teu blog.
    Amo cinema, arte.

    Beijos*

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  18. Você disse tudo e muito mais.

    Concordo mil vezes.

    Shopping e cinema não são feitos para viverem juntos. Na verdade até seriam se as pessoas que frequentam os shoppings tivessem educação e respeito, o que não ocorre em 99% das vezes, quando o assunto é cinema e sua arte.

    Belo texto.

    ResponderExcluir
  19. Além dos comes e bebes cada vez mais toscos nos cimenas (a galera leva até lanche do mac donalds), o comportamento das pessoas estão cada vez mais estranhos. As pessoas riem de umas situações que era é pra chorar. É a diversão a qualquer custo, a qualquer.

    EU moro na Baixada Fluminense, onde só têm cinemas em shoppings. É sempre um transtorno sair daqui para as salas no centro e zona sul do Rio, onde passam os filmes mais interessantes. Sempre que posso, faço esse esforço, mas no geral assisto algumas coisas em shoppings ou espero sair em DVD. Mas nem por isso me considero uma "não apreciadora". Cada um com as suas possibilidades.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  20. Seu Blog é muito interessante....parabéns..

    te seguindo...tenha um lindo dia.

    siga meus blogs: http://cartasdeumcoracao.blogspot.com/ e http://deusemminhaalma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Texto perfeito! Acho que você reflete o desejo de muitos cinéfilos por aí. Não gosto de gente mal educada perto de mim no cinema...

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro cinema e com certeza não é a mesma coisa que assistir filme em casa. Mas ultimamente as pessoas não respeitam e sempre tem os engraçadinhos que levam laisers ou ficam soltando seus comentários ridiculos.
    Eu vou quase toda semana com a minha mãe no cinema, aqui tem a promoção de filme por 5 reais, rs.
    Mas ai eu tenho que ir na seção de 16:00 pra evitar os engraçadinhos.

    De qualquer forma, ainda vale a pena ir no cinema, mesmo com os engraçadinhos, com os namoradeiros e com os comilões! hehe

    bj grande.

    ResponderExcluir
  23. A educação para cinema aqui no Brasil é baseada no entretenimento. Digo isso como uma opinião estritamente pessoal.

    Ninguém vai ao cinema para pensar. As pessoas vão para se divertirem e principalmente para se entreterem. Esse não é o problema, mas ir só com esse objetivo é o que leva esse espaço a banalização e a virar alimento para comércios outros, como foi esclarecido de forma exemplar em seu texto.

    Boa!

    ResponderExcluir
  24. Partilho dos mesmos sentimentos, aliás, muito bem expostos.

    Bjs
    Rossana

    ResponderExcluir
  25. Te entendo completamente. Imagine comer uma pipoca vendo Biutiful... vai engasgar com o primeiro milho!

    Quanto aos pentelhos dentro dos cinemas... é complicado. A falta de educação está cada vez mais gritante.

    ResponderExcluir
  26. existem cidades que não têm sala de cinema, nós sabemos. mas que é terrível as salas dos shoppins, é. só mesmo não tendo opção.
    qto ao post da frente: luto, tristeza e o acordar pra realidade. estado, familia, escola precisamosw estar maais atentos às necessidades e silêncios de nossas crianças para não formarmos outros "wellingtons".

    ResponderExcluir
  27. Herculano bom dia, passando para desejar um exelente fds com muitas alegria e paz!

    ResponderExcluir
  28. •*♥ڰۣ¸.•*♥ڿڰۣ✿ڿڰۣ¸.•*♥ڿڿ•*♥ڰۣ¸.•*

    Sobre o amor

    Fácil de acontecer, difícil é descrever.
    Amar é sentir sem querer, é querer sem perceber.
    Fugaz ou duradouro, não importa o tempo, o que vale é o sentimento.
    Que o eterno seja pra sempre, mesmo que seja breve.
    Sobre o amor é tudo que não sei, daquilo que já sei.

    Fim de semana de luz e paz,
    abraço.

    ڿ•*♥ڰۣ¸.•*♥ڿڰۣ✿ڿڰۣ¸.•*♥ڿڿ•*♥ڰۣ¸.•*♥ڿڰۣڿڰۣ

    Brasileiros enlutados ♥♥♥♥♥♥♥♥♥...


    ڿ•*♥ڰۣ¸.•*♥ڿڰۣ✿ڿڰۣ¸.•*♥ڿڿ•*♥ڰۣ¸.•*♥ڿڰۣ

    ResponderExcluir
  29. Oiii..tudo bem?
    É tão bom quando venho aqui, sempre encontro textos que me fazem refletir

    tenha um bom fim de semana, abraços carinhos.
    Bjos no coração.

    ResponderExcluir
  30. Pôxa! "Lombriga comigo não" (rsrs). Eu vou ao cinema no shopping mas sou boazinha, hehe.
    E por falar em cinema, tenho estado cada dia mais desanimada com os filmes da "minha época". Os filmes atualmente têm estado TÃÃÃO previsíveis, você não acha? Sem falar que tudo termina num mar de rosas. Assisti a um filme de 1976 um dia desses, em que um cientista havia clonado Adolf Hittler. Um grupo de pessoas lutou para eliminar os clones, mas no final, não conseguiu. E o filme terminou nesse suspense, os pequenos Hittlers à solta por aí. Fala a verdade. Se fosse hoje em dia, o filme encerraria com todos os clones devidamente eliminados, como fizeram com "Esposas de Stepford". No original não tem aquele final feliz romantico que fizeram com a bela Nicole Kidman. Fico imaginando como seria o final de Yentl. Ela se acasaria e abandonaria os estudos para viver "feliz para sempre".
    Triste.
    Mas, mesmo assim, ainda vou ao cinema, hehe.

    ResponderExcluir
  31. Já ouviu falar que pelo Santo se beija o altar?Pois é,na minha cidade só tem sala de cinema no Shopping.Tamanho é meu sofrimento com os espaçosos que acham que estão nas salas de suas casas.Mas mesmo assim me submeto a isso tudo,pois sem cinema não fico!
    Parabéns pelo Blog!Adorei.

    ResponderExcluir
  32. Eu frequento cinema de shopping por falta de opção, mas os evito nos fins de semana e feriados (principalmente a noite). Geralmente vou durante a semana em sessões tranquilas e vazias. Nunca tive problema em relação a isso.

    Na minha cidade, os cinemas de arte tem péssima localização e isso é uma coisa que deveria ser revista.

    escrevi sobre isso no meu blog, se puder dar uma olhadinha...

    http://www.cinemosaico.com/2011/04/ir-ao-cinema-missao-impossivel.html

    Deise.

    ResponderExcluir
  33. Em 'cinema paradiso' vê-se uma sala de cinema bem mais desconfortante.
    "/
    Ainda assim havia uma mágica ali.

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails