segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALÉM DO QUE SE VÊ

Não costumo indicar filmes, parece um misto de pretensão com responsabilidade. No entanto, muitas pessoas (muitas mesmo), frequentemente me pedem sugestões, perguntam qual foi o filme que vi recentemente e que vale a pena, o que há de interessante em cartaz, etc. Sendo assim, vez ou outra, selecionarei alguns trabalhos que vi (ou revi) este ano. Sem nenhuma pretensão, mas com extrema responsabilidade.

ELEIÇÃO (Election, EUA, 1999)
Direção: Alexander Payne

A fugaz disputa pela presidência de um conselho estudantil é o pano de fundo ideal para Alexander Payne dissecar sua crítica à sociedade americana a partir do universo de uma típica high school. As narrações em off, feitas por diversas personagens, deixam ainda mais ácida, e divertida, essa comédia de humor negro. Além de resgatar Matthew Broderick, “Eleição” ainda tem o mérito de trazer a melhor interpretação da superestimada Reese Witherspoon.
MEU PAÍS (Brasil/ Itália, 2011)
Direção: André Ristum

O encontro de uma desconhecida meia-irmã com deficiência mental (Débora Falabella) após a morte do pai (Paulo José) é o ponto de partida para tentarmos entender essa família formada por um playboy esbanjador viciado em jogos (Cauã Reymond) e um executivo bem sucedido residente na Itália (Rodrigo Santoro), mas não se assuste com o elenco global, todos em boas atuações. Sem melodramas, o filme é introspectivo, repleto de sutilezas e fragmentos, europeu no melhor sentido que este adjetivo pode ter.

TOMBOY (França, 2011)
Direção: Céline Sciamma

Sem bandeiras ou estereótipos, a descoberta da sexualidade é vista através de Laura (Zoé Héran, perfeita), que aos dez anos é confundida com um menino pela nova vizinhança e decide assumir essa identidade. Nesses tempos, em que a homofobia é constantemente discutida, este é um bom exemplar que consegue abordar um tema tão difícil com delicadeza e sem excessos, principalmente com o apoio do ótimo elenco infantil.


15 comentários:

  1. Revi "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" em Salvador, outro filme que vale a pena (re)conhecer - e gostei ainda mais. Parte do entusiasmo pode se dever a eu ter ido assistir ao filme no Cine Glauber Rocha, uma das coisas que mais amo nesse Brasil. A entrada, que já era assim - com os elegantes índios de Caribé nas paredes - quando eu me mudei para Salvador, em 1960, a praça Castro Alves na frente, a baía atrás da estátua do poeta. Mas acredito que a maior parte da responsabilidade pelo meu entusiasmo é do próprio filme, digam o que disserem.

    ResponderExcluir
  2. Li sobre "Eleição" no começo do ano,
    quando vi "Os Descendentes", acho que agora irei vê-lo.
    Anotei os outros também, principalmente
    "Tomboy", essa temática me interessa bastante,
    e vindo de uma sugestão sua, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Vi na TV uma entrevista com os atores de "Meu País". Deu para ter uma idéia da profundidade da obra.

    Em breve assisitirei mais filmes. Continue indicando. Faça-nos o favor, meu caro.

    ResponderExcluir
  4. Gosto das suas indicações de filmes. Acabei de ver que tem "Eleição" no NetFlix. Vou assistir hoje à noite. Os outros vou procurar em locadora. Obrigada! E abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anotei os três.
    Nunca nem tinha ouvido falar.
    A ignorância tem pernas longas. Deixa-me sempre pra trás.
    Obrigada pelas dicas :)
    beijoss

    ResponderExcluir
  6. Não vi nenhum desses mas já queria assistir antes e agora lendo opiniões de uma pessoa que parece entender do assunto quero assisti-los mais ainda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Herculano.

    Ainda não tinha ouvido falar desses filmes, confesso. Pelas suas sinopses realmente são filmes ótimos. Fiquei muito interessada, principalmente no primeiro, não gosto da maioria das comédias, mas adoro as de humor negro.

    Senti falta de vir aqui.

    ResponderExcluir
  8. Não vou muito ao cinema ( não é que não goste, mas por falta de oportunidade...) mas, é sempre bom ter a indicação de um perito a dar uma dica...
    Obrigada e um beijinho de amizade!

    ResponderExcluir
  9. Ok. Ok. Agora vai ficar mais difícil sair do meu sofá. Adoro (bons) filmes!

    #Valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  10. Não assisti nenhum dos três... Mas o "TOMBOY" me deixou com a curiosidade um tanto que aguçada.

    obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Lamento não ter tempo de ver um filme por dia. Ler cinco ou dez poesias por dia. Ler um livro por semana. E ouvir música todos os dias.

    A verdade é que a vida que nos foi imposta nos consome e não nos deixa tempo para fazer o que é mais importante: ALIMENTAR A ALMA.

    Daniel

    ResponderExcluir
  12. Esse do Tomboy é o que eu mais quero assistir.

    ResponderExcluir
  13. hmmm... a Eleição já vi e sou sincera... não gostei mt... mas o Meu País... fiquei curiosa.. vou ver se arranjo... :)

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar de "Eleição", mas nunca dei muita bola. Vou reconsiderar. "Meu País" é ótimo! "Tomboy" já está na minha lista infinita de filmes a serem vistos há um tempinho.
    Eu gosto de suas dicas de filmes. Fazia tempo que não via nenhuma por aqui.
    bjo!

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails