segunda-feira, 18 de maio de 2009

CALVIN E HAROLDO

Ainda não havia percebido, mas já possuo mais revistas e livros em quadrinhos do que discos, filmes e livros em não-quadrinhos (e, acredite, estes tenho bastante). Dos que brigam por espaço na minha estante Calvin talvez seja o que mais consegue me entusiasmar hoje (criado pelo americano Bill Watterson em 1985 e publicado em mais de 2000 jornais pelo mundo, Calvin é um garoto de 6 anos com uma visão muito peculiar do mundo, sempre acompanhado do seu tigre de pelúcia Haroldo – que funciona como uma espécie de parte racional de sua própria personalidade. A última tira foi publicada em 1995 e seu autor não cedeu à pressão dos editores que insistiam em comercializar seu trabalho, algo que ele acreditava que “diminuiria” sua tira, recusando propostas para estampar suas criações em produtos e não permitindo que fosse feita uma versão em desenho animado). As tiras abaixo foram retiradas do livro FELINO SELVAGEM PSICOPATA HOMICIDA – VOLUME 2, uma das raras pechinchas que encontrei na IX Bienal do Livro da Bahia – sugestão direta do amigo/escritor Lima Trindade, outro apaixonado por quadrinhos juntamente com Victor Mascarenhas.

(CLIQUE NAS TIRAS PARA AUMENTAR.
NÃO É ANÚNCIO DE ACOMPANHANTE, MAS NÃO TERÁ DECEPÇÃO)

4 comentários:

  1. Pois é, Herculano, continuo apaixonado por quadrinhos. E, como você, me emociono ao ler Calvin. Já teve tira que me fez marejar os olhos. O Bill consegue ser crítico, irônico, engraçado e delicado ao mesmo tempo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã incondicional de Calvin e Haroldo! Acho Calvin uma das grandes obras literárias do século XX e fico feliz quando descubro mais um admirador. O engraçado é que Lima, além de grande divulgador da literatura baiana é tambem um divulgador de Calvin e Haroldo. Ele também me deu a dica da mesma pechincha na Bienal, mas eu já tinha o livro. Ainda bem que ele também deu a dica pra Herculano e o livro de Calvin encontrou um dono à altura do personagem.

    ResponderExcluir
  3. Gosto tanto de revista em quadrinhos, mas já tem um bom tempo que não faço esse tipo de leitura relaxante...=/
    Adorei as tiras!

    ResponderExcluir
  4. Desse livro a minha tira preferida é que abre, onde se discute procura, demanda e subsidio >.<

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails