“Brasuca” foi a resposta portuguesa à “portuga”, termo empregado até hoje como um sinônimo depreciativo de brasileiro (o sufixo UCA não esconde isso, o mesmo de “muvuca” ou “mixuruca”) e que, equivocadamente, muitos entendem como uma referência carinhosa. A grafia com “Z”, que despreza qualquer regra ortográfica, foi a escolhida para denominar a bola da Copa do Mundo de 2014, ressaltando a infelicidade da escolha. Já o mascote da Copa será o tatu-bola, que ainda não teve seu nome definido, embora não tenha faltado sugestões pejorativas ou trocadilhos envolvendo a palavra tatu.
ANEDOTA DE BRASUCA
Era uma partida entre a selecção brasuca e a equipa portuguesa de futebol. De repente, o juiz marca uma falta na entrada da área a favor da esquadra lusitana. Cristiano Ronaldo prepara-se para a cobrança e a barreira formada pelos brasucas fica de frente para o guarda-redes.
ANEDOTA DE BRASUCA
Era uma partida entre a selecção brasuca e a equipa portuguesa de futebol. De repente, o juiz marca uma falta na entrada da área a favor da esquadra lusitana. Cristiano Ronaldo prepara-se para a cobrança e a barreira formada pelos brasucas fica de frente para o guarda-redes.
– Vocês permanecerão de costas para a bola? – pergunta o árbitro, a estranhar a atitude.
– Mas, claro! – justifica um dos brasucas, o senhor acha que perderemos um golo desses?
O MASCOTE É O DA ESQUERDA |
Não entendi a piada '-'
ResponderExcluirConcordo que Brasuca deveria levar o "s" pelo menos nas campanhas divulgadas dentro do país, mas sempre encontram uma forma de americanizar tudo e desmerecer o que temos aqui dentro.
Já o mascote achei ele bonito, criativo e representa talvez a nossa diversidade ambiental.
Como diria Romário, essa Copa será a maior roubalheira da historia desse país, não estou nem um pouco interessado nela.
ResponderExcluirEm Portugal fazem piadas de brasileiros como fazemos de portugueses, e essa representa bem essa seleção de Mano.
E tem certeza que o mascote não é o da direita? Ainda assim preferia o saci ou a mula sem cabeça.
A Fifa escolheu os nomes Amijubi, Zuzeco e Fuleco,
ResponderExcluirtodos devidamente registrados pela entidade
e que agora vamos "decidir".
Por mim o nome seria
TATU-BOLA NAS COSTAS
ou
TATUDO DOMINADO
Eu também ouvi essa história de Amijubi, Zuzeco e Fuleco, mas pensei que era brincadeira. Já estou até ouvindo as piadas: "Fuleco, mascote de paiseco fuleiro". Eu voto no TATUDO DOMINADO, sugestão do Victor, ou no UÓXITU, sugestão do meu marido, pra americanizar brazucamente. :)
ResponderExcluirAbraço!
Bem que eu gostaria de não ficar tão indiferente a isso tudo. Mas é o máximo que consigo alcançar. Tatu-bola? Que seja, tanto faz qualquer coisa.
ResponderExcluirBeijos,
Eu desconhecia o motivo do "Brasuca" que tanto ouvia os portugueses falar nos jogos online.
ResponderExcluirE mais uma vez, teu blog é cultura.
Gosto tanto de futebol, que nem sequer sei quem são os jogadores da seleção... mas ficou legal, a postagem! Esse aí da foto é o Cristiano Ronaldo ou o Ronaldinho? rsrsrs
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirCom que então brasucas e portugas?!!
Achei muita piada à anedota, de fato o Cristiano costuma marcar muito bem esses lances, e o que os defesas disseram fez-me voltar no tempo e lembrar o ... Zico, também ele nessas bolas era meio golo.
Jogam cá imensos jogadores brasileiros desde à anos, eles ajudaram muito as nossas equipas e o atual nível mundial da nossa seleção e clubes não lhes é estranho.
Ainda bem digo eu. Quanto aos portugas ... isso já quase não existe ( nem os brasucas).
Abraço, fica bem.
É a caça e o caçador, a história se repete. Os nativos serão tatus na mira da bazuca.
ResponderExcluirAh! perdão, é brasuca.
portugas e brasucas... minha madrasta é portuguesa, e confesso que a comunicação com ela é meio truncada... será a origem histórica da relação?
ResponderExcluirPelo menos amei o mascote. Só vale a homenagem a esse bichinho em extinção.
ResponderExcluirBom dia
bjs.