quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

MELHORES FILMES DE 2013


Sempre faço minhas postagens de melhores filmes do ano no começo de dezembro, avaliando meus diários de cinema e as notas e impressões que tive de cada sessão no calor do momento. No entanto, só agora tomei coragem para fazer a seleção. Difícil, inclusive, fazer duas postagens distintas, listando os filmes nacionais e estrangeiros, já que além de “O Som ao Redor”, apenas “Elena” e “Tatuagem” mereceram alguma atenção, em mais um ano em que as comédias com cara de especial da Globo comandaram. Sinceramente, não lembro de ter vivido um ano tão apático, cinematograficamente falando.

Mesmo aparecendo em várias listas de 2012, “Amor”, de Michael Haneke, só estreou em telas brasileiras em janeiro de 2013, e é, certamente, um filme que guardarei para o resto da vida. “Antes da Meia-Noite”, apesar de não ter o charme dos filmes anteriores, me agradou bastante, afinal não foram somente Celine e Jesse que envelheceram, eu também envelheci.  “Frances Ha” me levou nostalgicamente para a nouvelle vague, obrigado Noah Baumbach e Greta Gerwig. O dinamarquês “A Caça” trouxe o diretor Thomas Vinterberg em grande forma, em um trabalho que provoca saudáveis discussões, assim como o mexicano “Depois de Lucia”. Ficção e realidade se entrelaçaram perfeitamente no francês “Dentro da Casa”, delicioso trabalho de François Ozon com o cada vez melhor Fabrice Luchini. A proposta sensorial de Terrence Malick no belíssimo “Amor Pleno” decepcionou muitas pessoas, mas não é sempre que temos a oportunidade de assistir a uma poesia e não a um filme poético. O canadense Denis Villeneuve conseguiu nos manter tensos, novamente, até o segundo final de “Os Suspeitos”. O arco narrativo dos três atos de “O Lugar Onde Tudo Termina” foi mal recebido pela crítica, o que reforçou ainda mais sua necessidade de redescoberta.  Por fim, o polêmico “Azul é a Cor Mais Quente”, Palma de Ouro em Cannes, com as belas Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, esta última uma presença constante neste blogue.

No quesito “não tava esperando porra nenhuma, mas curti”, cito o alucinante “Killer Joe”, o humor involuntário da dupla Stallone/Schwarzenegger no descerebrado “Rota de Fuga”, a segunda parte da trilogia “Jogos Vorazes”, por todo seu subtexto político (um raro casamento entre blockbuster e crítica social), Gravidade” por me fazer entender algo que eu desconhecia: a utilidade do 4D, a verve, ainda, afiada de Woody Allen em "Blue Jasmine" e pela participação irmãos Coen de Wagner Moura em “Serra Pelada”.

Agora é esperar por 2014, enquanto não aparecem por aqui "12 Anos de Escravidão", “Nebraska”, “Trapaça”, “O Lobo de Wall Street”, “Ela”, “Philomena”...

8 comentários:

  1. Uma lista e tanto ... anotei os q não assisti para ver agora durante o Janeiro ...

    Boas Festas querido

    ResponderExcluir
  2. Poxa!!! Capitão Philipps nao?
    Ainda bem que nao apareceu "Minha mae é uma peça", o ó.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Olha e´sempre útil a tua opinião cinematográfica, eu vou seguindo dentro do possível por aqui. Agradeço desde já!
    Bom ... nesta minha passagem por cá, quero deixar os votos de um Feliz Natal e de um Bom Ano Novo, de preferência cheio de qualidade nas artes por esse mundo fora!
    Aquele abraço, fica bem!

    ResponderExcluir
  4. Bem, sua lista serve como dicas para o que não foi assistido. Espero que em 2014 o cinema assombre, espante. Muito.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre soube que sou desatualizada cinematograficamente, mas neste momento tive certeza.

    Beijão e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  6. Confeso que alguns ainda não assisti... mas ansiosa para jogos vorazes =D
    annagranado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não acredito em ano velho nem ano novo...acredito na VIDA...em seu caminho de luz,paz e amor...e é o que eu te desejo!

    ResponderExcluir
  8. Não sei se são os melhores, mas é bem provável... Vi alguns deles com destaque para "Amor"...

    Um Feliz 2014

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails