segunda-feira, 30 de julho de 2012

ALÉM DO QUE SE VÊ III

PRIMER (EUA, 2004)
Direção: Shane Carruth

Com apenas, inacreditáveis, sete mil dólares, um matemático desencantado com a profissão decidiu escrever, dirigir, atuar, compor a trilha sonora, escalar um elenco amador, usar a própria garagem como estúdio de filmagem, editar em um computador caseiro, e mesmo sem utilizar nenhum efeito especial, acabou realizando uma das melhores ficções científicas da história do cinema, e a melhor no sub-gênero “viagem no tempo”, sem dúvidas.  Com um roteiro que consegue tratar da maneira inteligente os paradoxos temporais, o calcanhar de Aquiles desse tipo de produção, PRIMER é um quebra-cabeças que exige do espectador a máxima atenção, são tantos os detalhes que é necessário ser visto mais de uma vez. E acredite: a cada exibição o filme fica ainda mais interessante.

O OLHAR INVÍSIVEL
(La Mirada Invisible, Argentina, 2010)
Direção:  Diego Lerman
Com ecos de Lucrecia Martel, essa película se passa em 1982, quase que exclusivamente dentro do Colégio Nacional de Buenos Aires, durante os últimos dias da ditadura militar argentina. O microcosmo do colégio reflete, naturalmente, a repressão e rigidez que acometia o país naquela época. Marita, inspetora encarregada de vigiar o cumprimento das severas regras escolares, o olhar invisível do título, e que usa o seu cargo como pretexto para observar os alunos no banheiro, é a típica representante de uma classe média utópica, que em busca de valorização profissional vivia alheia ao regime ditatorial. Feito de breves gestos, de olhares, temos, novamente, outro bom exemplar do cinema argentino, mas afirmar isso é chover no molhado.
 
O ABRIGO
(Take Shelter, EUA, 2011)
Direção: Jeff Nichols
Sempre questiono se os distribuidores brasileiros, tão preocupados com estratégias de mercado, conhecem efetivamente a sétima arte quando vejo um filme como esse estrear diretamente em home vídeo. Espécie de primo-pobre de MELANCOLIA, de Lars von Trier, e A ÁRVORE DA VIDA, de Terrence Malick, O ABRIGO acompanha de perto Curtis, ótima performance de Michael Shannon, um homem dócil, introvertido, pai de família devotado, que tem sua rotina afetada quando a iminência de uma tempestade devastadora, que somente ele consegue observar, escutar e sentir, o leva a construir um abrigo subterrâneo, decisão que terá graves consequências em sua vida. Sem sabermos se essa tempestade é real, ou se compartilhamos dos delírios de Curtis, O ABRIGO possui mais incitações psicológicas do que mera angústia apocalíptica.

23 comentários:

  1. Esta coluna deveria chamar-se:
    ALÉM DO QUE SE VÊ (POR AÍ),
    sempre encontro bons filmes
    que não conheço,
    e sempre valem a pena.

    ResponderExcluir
  2. Amo suas indicações de filmes, sempre são realmente bons! =)

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas... um abraço. francisco maniçoba

    ResponderExcluir
  4. Parecer todos interessantes, mas confesso que a descrição de "Primer" me deu vontade largar o trabalho, correr pra casa e ver o filme...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aviso aos interessados que PRIMER precisa,
      obrigatoriamente, ser visto mais de uma vez,
      portanto, requer atenção e paciência,
      não me xinguem durante a primeira sessão,
      a segunda é que é a viagem.

      Excluir
  5. PRIMER: Com poucos recursos é possível criar grandes obras. Fiquei interessado no filme. Imensamente.

    O ABRIGO: Delirante e poético filme. No fundo a gente também queria cavar um buraco para se abrigar das tempestades que inventamos na vida.

    ResponderExcluir
  6. Já vi que não vou sossegar enquanto não achar o primeiro filme. Valeram as indicações! Por acaso você assistiu às duas versões de "Sleuth"? Queria saber sua opinião sobre elas. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Registrando a dica. E confiando plenamente em quem indica.

    beijos,

    ResponderExcluir
  8. Desses, eu só vi O Abrigo. Que filme esplêndido. Gosto também do trabalho incrível de Michael Shannon.

    ResponderExcluir
  9. Opa adoro dicas de cinema. O duro é achar esses filmes na locadora que frequento, e olha que ela é a melhor da minha cidade. Ok, tem o recurso da internet... mas assistir filme na internet não me atrai muito rsrs, Psicoses de Cristina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. A sexualidade doentiamente reprimida da protagonista de Olhar Invisível já me fazia imaginar um final semelhante ao dado no filme. Mas não sei o que poderia comentar aqui que não seja spoiler e não vá fazer parte do seus 'odeio', rs.

    Fiquei com vontade de assistir aos outros dois, mas tenho a sensação de que PRIMER não será fácil de ser encontrado por aqui...

    (ps.: em relação ao seu comentário no meu post, pq ainda em desespero?)

    ResponderExcluir
  11. Nem consegui atualizar as películas que me prometi assistir nessas férias... Aí só fico no desejo e com a sua lista.

    ResponderExcluir
  12. Li sobre O ABRIGO
    na Veja, eu acho.
    Quero muito ver.

    ResponderExcluir
  13. Ótimas sugestões.
    Gostei do destaque para "O Olhar Invisível". Pouquíssimos blogs comentaram sobre este título. Também comentei sobre "O Abrigo" no meu blog. Considero facilmente um dos melhores filmes do ano, injustamente lançado direto para locação no país. Fico devendo "Primer". Aliás, faz um tempo que estou adiando esse filme e os elogios não são poucos.

    abs!

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse "Primer". Parece interessante. "O abrigo" já está na minha lista. Li boas coisas sobre ele. Dicas anotadas ;)

    ResponderExcluir
  15. Dos três que você falou ficquei curiosa pelo primeiro, por causa dos recursos usados, e pelo segundo - eu sou cusca também, sabe o que isso é?

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sou eu de novo,Ana Clarissa! Se você não foi ao google, cusca é bisbilhoteira, abelhuda, que gosta de espiar os outros e saber da vida alheia... Olha só com quem você foi dar!Mas ser cusco pode ser também uma boa filosofia de vida...ensinar algo p'ra gente!

      Abração!

      Excluir
  16. Ese filme "Primer" parece interesante.
    Saludos
    David

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.

Related Posts with Thumbnails