quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PIORES FILMES 2011

    É sempre mais difícil, e injusto, fazer essa relação, principalmente porque escapei com destreza de quase todos os remakes dos anos 80, Globo Filmes, temática espírita, vampiros & bruxos, Jason Statham e similares, bobagens declaradas como "11 11 11" e Brasileirinhas, além daqueles previsíveis filmes de ação e comédias americanos que muitas vezes estreiam diretamente em home video. Entretanto, não sou infalível e não consegui evitar Hilary Swank na pele de uma inverossímil e frágil médica em A INQUILINA (talvez induzido pelo título que remetia ao clássico de Roman Polanski), nem Mel Gibson, sob a direção frouxa de Jodie Foster, no papel de um executivo em depressão profunda que passa a se comunicar com o mundo através de um fantoche de castor em UM NOVO DESPERTAR (ainda penso que poderia ter sido menos ruim, se não fosse a conclusão à facão) – filmes que eu sabia que não eram interessantes, mas quis apostar com as estrelinhas do jornal. Outro desastre foi a nova versão do clássico O RETRATO DE DORIAN GRAY, de Oscar Wilde, que jogou a obra do bardo inglês no vaso sanitário e nos presenteou com um protagonista insosso, incolor, inodoro e insípido, com menos expressividade do que o Superman de Brandon Routh ou o cigano Igor de Ricardo Macchi. Por falar em literatura, a cinebiografia do dramaturgo e poeta espanhol Félix LOPE de Vega feita por Andrucha Waddington, em sua primeira experiência no exterior, é outro filme que eu poderia ter passado batido. Já SUA ALTEZA é um claro exemplo do que não deveria existir, assim como voto proporcional e Coca-Cola Zero, durante muito tempo culparei a trinca James Franco, Natalie Portman e Zooey Deschanel por esse constrangimento (Natalie já tava meio sem moral desde SEXO SEM COMPROMISSO e THOR). Para finalizar, gostaria de colocar ASSALTO AO BANCO CENTRAL como o honroso representante nacional, mas esse não conseguiu me pegar.

18 comentários:

  1. O assalto ao banco central eu gostei.
    Estou assistindo A Inquilina (parei ontem porque estava cansado) e fiquei desanimado com o seu comentário rsrs apesar que percebi que o filme não inova em nada.

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe detestou "Assalto ao Banco Central". Vou mostrar sua lista de piores filmes pra ela. Aposto que vai se sentir vingada. :) Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Já não é a primeira vez que tentam elaborar uma película sobre o clássico de Oscar Wilde.Não dava para esperar muito de um diretor que, quando atuou,teve seu ápice num trashmovie ridículo como Hellraiser(Renascido do inferno).

    Acredito, caro amigo, que se você levar com rigor, certamente encheria a página de seu blog com muitos outros filmes de péssima qualidade. Dignos do prêmio framboesa.

    Muito bom seu escrito!Gostei!

    Muita paz!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, se tivesse visto coisas como 11 11 11 seria menos duro com alguns aí, hehe. Um novo despertar, por exemplo, eu discordaria, concordo que o final é atropelado, mas ainda assim, a história tem méritos e passa bem o drama da depressão.

    ResponderExcluir
  5. Nada contra a cor,
    mas onde estão os péssimos
    LANTERNA VERDE e
    BESOURO VERDE?

    ResponderExcluir
  6. Fizeram tanto barulho pelo "Assalto" que não ouvi muitas críticas boas...

    ResponderExcluir
  7. 'Amanhecer' entra fácil, fácil nesta lista.. Mas você nem perde seu tempo assistindo uma merda dessa, né?

    ResponderExcluir
  8. Venho desejar um Feliz e Santo Natal.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
  9. Desses vi LOPE (bonito visualmente e vazio) e ASSALTO AO TREM PAGADOR (um dos piores filmes que assisti em 2011).

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  10. Rapaz e se te disser que não vi nenhum desses?

    ResponderExcluir
  11. (risos), gostei do seu estilo mais ainda do seu senso crítico apurado e bem embasado, realmente Natalie Portman teve um declínio colossal de "Cisne Negro" a "Sua Alteza", embora seja muito fã dela devo admitir. "Assalto ao Banco Central" não chegou a ser 0,1% do que eu pensei que seria, além de muito insosso e totalmente incoerente não fez jus à cinematografia nacional que está em ascensão.

    ResponderExcluir
  12. Pode parecer brincadeira, mas eu não achei "Assalto ao Banco Central" tão ruim assim. Achei uma boa obra do gênero de ação, que emula um pouco a linguagem norte-americana, que tem atuações caricaturais, mas que é legal...

    ResponderExcluir
  13. Assalto ao Banco Central não concordo, gostei do filme. Agora Lope realmente......é uma decepção.

    Sobre Estamos Juntos você disse tudo. Está tudo deslocado.

    ResponderExcluir
  14. Encontrei seu blog atra´ves de um cometnário seu no AMOR e PONTO, da Chris Guerra.
    Achei o blog fantástico!
    Já indiquei pra amigos e vou ser seguidora.

    Fiquei decepcionada ao ver O Retrato de Doryn Gray na sua lista de piores. Vi o filme na locadora esta semana e fiquei empolgada, pq o livro é muito bom!!!

    Que pena!
    Mas vou assitir e tentar tirar proveito da obra.

    Abraços.

    Luciana Leão

    ResponderExcluir
  15. Muito boa essa materia,
    vou baixar alguns que não ouvi ainda.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu amo o livro " O RETRATO DE DORIAN GRAY"
    não vi o filme, mas depois do comentario não me deu vontade de tentar
    haha
    beijo grande

    ResponderExcluir
  17. Complicado isso de piores filmes.Às vezes a gente só quer um entretenimentozinho sem compromisso, e aí se permite levar pelo título, pela sinopse, pelo elenco.
    Penso que o importante é ter senso crítico.
    Sobre Dorian Gray: Oscar Wilde é uma das "vítimas" de diretores que dão ênfase ao fantástico,ou a outro tema de agrado popular e desconsideram toda a filosofia, toda a crítica social, toda a atemporalidade comportamental contida nas obras originais. O interesse é puramente comercial. Uma pena, considerando o investimento, a oportunidade e a possibilidade de fazerem coisa melhor.

    Um beijo, Herculano

    ResponderExcluir
  18. não ter assistido a nenhum desses filmes é bom sinal? rsrsrs

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails