segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MELHORES FILMES 2011 – INTERNACIONAIS

         Todo ano, prometo que não farei mais listas, porém, quando percebo, já estou rabiscando “melhores isso”, “piores aquilo”, listas são, realmente, o meu maior vício – a maioria delas impublicáveis, por enquanto. Inicio a última série de 2011 com os filmes que foram lançados comercialmente este ano no Brasil e que permaneceram comigo após o fim da sessão (a palavra “melhores” é usada aqui sem nenhuma pretensão de julgamento, apenas por mera falta de opção).          
           Em uma época em que a (cada vez mais controversa) premiação do Oscar deixa de ditar tendências, com produções como CISNE NEGRO, O VENCEDOR e O DISCURSO DO REI, que não acrescentam muito, as surpresas ficaram por conta dos bons indicados na categoria de filme estrangeiro, INCÊNDIOS, DENTE CANINO e EM UM MUNDO MELHOR. Os cultuados cineastas Woody Allen, com MEIA-NOITE EM PARIS, e Pedro Almodóvar, com A PELE QUE HABITO, apresentaram obras significativas em suas filmografias. Já Nicole Kidman, em REENCONTRANDO A FELICIDADE, e a dupla Michelle Williams e Ryan Gosling, em BLUE VALENTINE, foram os pontos fortes em seus respectivos trabalhos. Se eu relacionasse outras categorias O HOMEM AO LADO seria o melhor argentino, RANGO  a melhor animação e o sul-coreano POESIA seria o mais sensível.
         Coincidentemente, os seis filmes que mais me agradaram são extremamente reflexivos, TIO BOONMEE, QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS, do tailandês Apichatpong Weerasethakul, Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado, requereu recompensadora imersão em uma obra absolutamente sensorial, caso contrário corria o risco de abandonar o cinema durante a exibição, assim como A ÁRVORE DA VIDA, do cineasta bissexto Terrence Malick, uma belíssima parábola sobre a origem do universo e o sentido da vida a partir de um típico drama familiar, muita gente também abandonou a sessão decepcionado com o “novo filme de Brad Pitt”. Em sua primeira experiência fora do Irã, Abbas Kiarostami teorizou brilhantemente sobre o valor do original e do falso em CÓPIA FIEL, onde quase não conseguimos distinguir o que é real ou encenado, trazendo ainda Juliette Binoche em grande forma. O polêmico diretor Lars von Trier nos mostrou sua visão depressiva do fim do mundo em dois tempos no ótimo MELANCOLIA, com Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg aguardando o pior, cada uma a seu modo, ao som de Richard Wagner. E os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne realizaram seu trabalho mais alentador em O GAROTO DA BICICLETA, o que não quer dizer que eles fizeram concessões (apesar do uso inédito de música e de uma atriz consagrada no elenco, Cécile de France, o naturalismo da dupla continua intacto). Inacreditavelmente, o menos compreendido da lista foi UM LUGAR QUALQUER, de Sopia Coppola, vencedor do Leão de Ouro em Veneza, talvez por falta de boa vontade da crítica e do público, que ainda esperam da cineasta um novo LOST IN TRANSLATION. “Um Lugar Qualquer” é um filme simples, repleto de rotinas e tédio, que acompanha o enfado de um astro do cinema com sua vida perfeita, olhando bem, talvez este seja o seu novo LOST IN TRANSLATION.

21 comentários:

  1. Senti falta do Palhaço, nesta sua lista.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ueba!
    Adoro suas listas.
    Assim fico sabendo o que ver para nao ficar por fora.
    Aguardo a lista brazuca.

    ResponderExcluir
  3. os melhores em tudo sempre são aqueles q surgem com a marca de alternativos ... @fato ... sua lista está perfeita ...



    ps: de há muito estava louco para postar aquele seu conto ... me diz muito ...

    obrigado pelo carinho por lá queridão ...

    ResponderExcluir
  4. Uma lista de qualidade! Continue praticando!

    ResponderExcluir
  5. Lista fantástica, Herculano! Vou assistir. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. interessantes, vou ver se tem algum desses filmes na locadora, principalmente esse "Tio Boonmee".

    ResponderExcluir
  7. Herculano, fim de ano é periodo de análises, de balanços, de reflexão e de listas. O que diferencia a sua de outras que vejo por aí é que além de listar os seus preferidos, voce ainda faz uma análise dos melhores lançamentos do ano, como os ótimos Poesia e O Homem ao Lado.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. .


    Uau! Que delícia de blog. Acho
    que vou segui-lo. Será que você
    vai seguir o meu?

    silvioafonso







    .

    ResponderExcluir
  9. Ain, não vi a metade desses: curiosaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ter vc comigo. Quero neste momento te agradecer por ter tirado um tempinho e passado na minha Viagem.
    Seu carinho faz do dia de hoje menos triste.
    Não se esqueça que ... Estou seguindo-te e te amando ...
    Desejo de todo coração uma semana abençoada.
    Que seus sonhos sejam realizadas para completar sua felicidade.
    Uma paz infita para sua vida.
    Beijos de paz e luz.
    Evanir.
    Estou deixando endereço do blog de trabalho da minha filha para
    você seguir e comentar .
    Ela estava afastada por motivos de saúde
    agora foi abençoada para voltar.
    Conto contigo.
    Beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não posso falar dos filmes, pois ainda não vi nenhum deles!kkkk!
    Mas vou guardar as dicas!
    Tô meio por fora dessa questão de oscar, filmes estrangeiros.

    Recentemente ouvi falar de um filme que fizeram que falaram que foi tão carnificina que o diretor teve que provar que todos os atores estavam vivos diante da corte...não sei se isso foi verdade...kkk. O nome do filme era holocausto canibal..não assisti, pois só de ler algumas criticas achei muito apelativo!

    ResponderExcluir
  12. Mal posso esperar pra assistir todos eles, Me parecem ótimos! Pena que ultimamente me falta tempo.

    ResponderExcluir
  13. eu tb tenho mania de listas. e mto séria.

    ResponderExcluir
  14. Bela seleção de filmes. Queria ter visto, pelo menos, metade deles. :)

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo sempre tem uma lista, que eu (nunca soube explicar por que)insisto em chamar de "relação"...
    Uma belíssima rel..., digo, lista, essa, querido Herculano.
    Na minha relação, ou lista, está inclusa a visita a filmes que ainda não vi. Sua lista vai para minha relação.

    Bom, enfim...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Ando bem por fora dos últimos lançamentos já que sou bem chegada aos filmes mais antigos, mas Melancolia e Cópia Fiel me chamaram a atenção. Vou conferir!

    Sabe que eu tenho uma mania de listar tudo, também? Antes era pior, mas antes eu listava tantos videoclipes bons, músicas, livros, enfim...

    Tens um instinto jornalístico e até mesmo crítico (o que é ótimo!), percebe-se até no modo de escrever! Parabéns.

    Obrigada pela visita e desculpe a demora pra responder o comentário.

    Uma ótima semana e feliz natal adiantado! Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Com uma lista assim a gente se orienta melhor. Obrigada. Grata por tua visita. Foi importante para mim. Bj

    ResponderExcluir
  18. Ainda não vi O GAROTO DA MOTOCICLETA. Já LOST IN TRANSLATION não me convenceu. Ainda acho que AS VIRGENS SUICIDAS continua sendo o melhor momento de Sofia Coppola.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  19. Todos ótimos filmes, de fato, mas não sei se Tio Boonmee e Um lugar qualquer entraria na minha lista dos melhores.

    ResponderExcluir
  20. Sopia Coppola arrasou com Um lugar qualquer =)

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails