quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MELHORES DISCOS 2011 – NACIONAIS

          Na minha relação de discos, levo sempre em consideração a permanência duradoura no meu playlist e evito, especialmente, o que for excessivamente underground (alguma banda do interior do Tocantins que disponibilizou seu trabalho no Myspace e que ninguém sabe quem é, mas pega bem se você citar) e aquilo que eu não tive tempo de digerir (um grande álbum que saiu do forno no final de dezembro). Em um ano tão irregular, não são muitas as exceções. A cena musical brasileira nunca pareceu tão feminina, ao menos para mim, bons exemplos são Karina Buhr, com LONGE DE ONDE, Mallu Magalhães, com PITANGA, Mariana Aydar, com CAVALEIRO SELVAGEM AQUI TE SIGO, e Tiê, com A CORUJA E O CORAÇÃO, que me surpreenderam, além das veteranas Adriana Calcanhoto, com O MICRÓBIO DO SAMBA, e Gal Costa, com RECANTO (mesmo sendo "apenas" a voz do novo disco de Caetano). O ponto fraco, mas não inesperado, ficou por conta do inexpressivo O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE, de Marisa Monte. Entre os marmanjos, independentemente do hype, MOTO CONTÍNUO, do VJ China, e O DESTINO VESTIDO DE NOIVA, de Fábio Goés, valem a audição (já um Chico Buarque que não deixa marcas nem vale esse parênteses).
         Enfim, fazem parte da minha lista:

BOA PARTE DE MIM VAI EMBORA
Vanguart
(Destaques: “Nessa Cidade” e...Das Lágrimas)

CLIMAX
Marina Lima
(Destaques: “Não me venha mais com o amor” e “Keep Walking”)

UM LABIRINTO EM CADA PÉ

Rómulo Froés
(Destaques: “Muro” e “Máquina de Fumaça”)

SAMBA 808
Wado
(Destaques: “Esqueleto” e “Com a Ponta dos Dedos”)

MÚSICA CROCANTE
Autoramas
(Destaques: “Abstrai” e “Guitarrada II”)

NÓ NA ORELHA
Criolo
(Destaques: o disco inteiro)

15 comentários:

  1. boa lista ;)
    gosto muito do som de rômulo - preciso escutar esse cd. tô mais viciada nos anteriores.

    já escutou "passo torto"? a parceria é entre rômulo, kiko dinucci e mais dois caras.
    uma-maravilha as canções!

    abraços

    ResponderExcluir
  2. O disco de Criolo é hors concours,
    maravilhoso,
    já os de Marisa Monte e Chico Buarque são mesmo decepcionantes.
    Wado e Romulo são do caralho!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelo seu blog.
    Te convido a conhecer o meu,
    http://carmasepalavras.blogspot.com/

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Passar por aqui e manter-se informado. Necessárias e divertidas as postagens.
    Pô...! O filme O Palhaço de Selton Mello e o disco Chico (2011) são muito bons! Mesmo sendo paraense, admirador de uma boa guitarrada (viva, mestre Vieira!), me rendi a dona " Sinhá" de Chico e João Bosco.

    ResponderExcluir
  6. adorei as escolhas, todas essas musicas são deliciosas de ouvir, Mallu Magalhães é uma delas.
    http://saiadeflorbm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, Climax, de Marina Lima é um disco muito esperado, depois de cinco anos sem gravar ela não prdeu a mão. Fiquei muito feliz por vê-lo aqui, entre os melhores do ano. Abração!

    Passa lá: www.sandesmeiodesligado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Melhor disco do ano
    é o Recanto da Gal,
    não canso de ouvir,
    mesmo que vc diga
    que ela é "apenas"
    a voz do novo disco
    do teu conterrâneo.

    ResponderExcluir
  9. Criolo e Tiê entram na minha lista! =)

    ResponderExcluir
  10. Dicas pernambucanas:
    Mundo Livre S/A - Novas Lendas...
    Lenine - Chão
    Eddie - Veraneio

    PS: O Mundo Livre andou um tempo bem mala, mas voltou a excelente forma.
    Pra mim, junto com o Criolo, fizeram os discos do ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Gostei da Relação, Herculano.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Rômulo Fróes é muito show, mas nem me liguei que Vanguart lançou disco novo... Valeu a dica! :)

    ResponderExcluir
  13. O album "A Sociedade do Espetáculo" dO Teatro Mágico (banda da cena independente) também tá muito bom...

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails