quinta-feira, 10 de março de 2011

DIVAGAÇÕES PÓS-CARNAVALESCAS

          Há não muito tempo, dizia-se,  maldosamente, que músico frustrado se tornava crítico musical. Com a mudança do conceito de música, como produto de consumo, isso também mudou um pouco. Hoje, toda celebridade, e candidato a celebridade, vira DJ: são atores da moda, participantes de realitys shows, filhos de cantores, modelos, playboys... De repente, parece que todo mundo saca seu pen drive do cinto de inutilidades e lança na pista seu playlist descolado – para fazer a alegria da jovem elite que conseguiu garantir sua entrada na boate  (ou no camarote) do momento.   
                    ***
          Durante a propaganda de “ofertas” das CASAS BAHIA, como se já não bastasse a narração vertiginosa, em ritmo alucinante, e as letrinhas ilegíveis aparecendo e desaparecendo do rodapé da tela, ainda tenho que escutar, repetidamente, o cacófato: “à visTA CADA”. Não é somente desagradável, dói.
                    ***
          Diz o adágio popular, que sábio é aquele que sabe ouvir, mas minha impaciência (e intolerância) deve ter deixado meus ouvidos mais sensíveis – e olha que nem estou falando dos famigerados hits do carnaval baiano. Tem gente que quando vem me dizer suas “novidades” nada entendo, é como se eu escutasse a professora dos Peanuts. Talvez seja a idade, ou simplesmente me dei conta de que meus ouvidos não são lixeira.

26 comentários:

  1. ainda num universo de citações, "nada de novo há no rugir das tempestades".

    ResponderExcluir
  2. Herculano, como sempre, muito interessante teu ponto de vista: que saco esses BBB's posando de Dj's (isso ta virando sinonimo de falta de talento); quero esses fones do Peanuts e aquele A VISTA CADA doi em minha alma, é uma tacada no meu espirito.

    ResponderExcluir
  3. Também descobri que meus ouvidos não é penico. o que dizer do funk? corto meus pulsos?

    bj

    ResponderExcluir
  4. Celebridade não vira DJ, ela ATACA DE DJ (Tudo a ver com o post) Pergunta para o "EGO" - hehehe...

    :: João Linno ::

    ResponderExcluir
  5. o povo acha que ouvido é lugar de lixo - infelizmente


    beijo

    ResponderExcluir
  6. uhuhsuhasuauhsuhsauhs

    eu adoro Peanuts!

    ResponderExcluir
  7. Quando irrita não tem jeito...é de doer a cabeça!kkkkk!
    bjs!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. E o desrespeito da mídia que nos invade a todo momento com os "hits" do momento é indesculpável.
    Adorei o texto
    Um grande bj

    ResponderExcluir
  9. Aplausos.
    Na época em que surgiu esse dizer "sábio é aquele que sabe ouvir" provavelmente não existia nem metade das inutilidades e porcarias sonoras que existem hoje.
    A audição de fato poderia ser voluntária, mas infelizmente não é e acabamos ouvindo essa poluição sonora dominante que existe por aí.
    =*

    ResponderExcluir
  10. Ah, aprendi a ficar surda, pra não enlouquecer de vez!
    É isso mesmo...
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. concordo: nossos ouvidos não são lixeiras..,
    o "tuntz tun" stereo do carnaval revela o quão estéril é o pop-play atual.

    abraço

    ResponderExcluir
  12. Nossos ouvidos não são lixeiras.. Adorei as indagações! Sorte

    ResponderExcluir
  13. Digo o mesmo que a Tania.
    Faço tudo por tudo para não ouvir.
    Amigo parabéns pelo post.
    Um bom fim de semana.
    Bj.
    Irene

    ResponderExcluir
  14. Ual! Vim assim, de curiosa e gostei muito! Do teu blog, dos teus pots e esta escrita crítica e inteligente, no tom que aprecio!
    Realmente nossos "tempos modernos" não têm sido atrativos como o anunciado....haja tolerância e paciência, eu perdi as minhas.

    ResponderExcluir
  15. muito boas divagações, herculano. adorei!

    abraços.

    ResponderExcluir
  16. Tem coisas para as quais devemos ser impacientes, surdos!

    ResponderExcluir
  17. Também tenho impaciência em ouvir certas coisas. Talvez até demais. Não sei se é loucura ou lucidez.

    ResponderExcluir
  18. Ouvi, numa noite dessas de carnaval, quando dormia de janela aberta, saindo de dentro de um carro parado aqui na frente do prédio, um troço que parecia (parecia) um tipo de música, que falava de uma tal de Paulinha. Achei que era pesadelo, mas não era.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. Disseste tudo...!!!
    estou contigo.




    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Eu não tenho certeza se o meu comentário foi publicado. Vou republicar. "Eu prefiro ser "frustrada" que fazer parte destes "lixões". Parabéns, aplausos.

    ResponderExcluir
  21. Adorei!

    http://thaismourashoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo,tristemente de doer...Abraço.

    ResponderExcluir
  23. No fundo de cada alma há tesouros escondidos que somente o amor permite descobrir.

    ResponderExcluir
  24. hehehe!!!

    Adorei sua opinião aqui!

    Andei com saudades e vim visitar ♥

    Bjss..

    ResponderExcluir

Comente apenas se leu a postagem.
Comentários anônimos serão recusados.

Related Posts with Thumbnails